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Quarta, 23 Janeiro 2013 12:03

7 perguntas sobre as menstruações irregulares

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Há mulheres que são como um relógio cada mês, outras nunca cumprem a data. O que é normal? É bastante relativo, daí a importância de fazer as revisões ginecológicas, especialmente se alguma coisa te preocupa.

 

1.      Os ciclos devem ser de 28 dias?

O ciclo menstrual pode durar entre 21 e 40 dias. Se a tua menstruação é regular todos os meses, tanto faz que seja de 24 ou 36 dias, não te deves preocupar. Se se altera e muda de repente num mês, pode não significar nada, mas se acontecer frequentemente procura um especialista.

2.      Quantos dias dura?

Costuma durar entre 3 e 6 dias. Os anticoncecionais orais costumam encurtar a duração e intensidade e os dispositivos intrauterinos (DIU) podem alongar a duração. Se for muito intensa e durar mais de 5 dias, ou se tens anemia ferropénica, procura um especialista para descartar outros problemas.

3.      O que se passa se não menstruar em 3 meses?

Em mulheres desportistas com um treino intenso e dieta rigorosa pode aparecer “amenorreia” ou ausência da menstruação por diminuição da gordura corporal. Se ´r o teu caso, deves procurar um especialista, não fiques a pensar que é uma consequência normal do teu treino. A amenorreia é um dos 3 sintomas da tríade da mulher desportista, juntamente com a anorexia e osteoporose, e se se prolongar no tempo pode levar-te a uma menopausa prematura e outras complicações.

4.      Quando é que as dores menstruais são normais?

Uma dor menstrual normal suporta-se perfeitamente sem analgésicos e com o passar dos anos vai diminuindo até ser um pequeno incómodo. Dores mais intensas podem indicar problemas que requerem uma consulta o mais rapidamente possível. Não te habitues a tomar medicamentos para as fores, pois podem esconder sintomas de alterações no útero e ovários.

5.      É normal mudar o humor?

As hormonas femininas têm altos e baixos, mas isso não é desculpa para te deitares no sofá a comer chocolates. Comanda as rédeas das tuas hormonas e muda a tua mentalidade, o desporto é a chave para reduzir a dor e a retenção de líquidos, também liberta endorfinas que te põem de bom humor e evitam que comas guloseimas nesses dias. Se não te consegues animar e tens mudanças de humor exageradas procura ajuda porque pode não ser a menstruação a afetar-te.

6.      Os períodos irregulares provocam excesso de peso?

Num estudo americano publicado na revista Fertility and Sterility associaram-se as irregularidades menstruais em raparigas a partir dos 14 anos com problemas de excesso de peso, hipertensão e irregularidades de glicose, mas ainda não está claro se os problemas menstruais original os problemas metabólicos ou se, pelo contrário, não existe relação.

7.      Uma menstruação irregular pode significar que sou estéril?

As irregularidades menstruais podem estar associadas à esterilidade, mas não são garantia de que não vais engravidar. A primeira coisa a fazer é ires ao ginecologista quando houver irregularidades, não esperes por querer ser mãe para te começares a preocupar!

Sexta, 09 Novembro 2012 00:59

Corrida Sempre Mulher 2012

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No dia 11 de novembro, no Parque das Nações, realizar-se-á mais uma edição da Corrida Sempre Mulher.

Com um percurso de 5km estão assim convidadas todas as mulheres que a andar ou a correr podem efetuar esta que é uma prova só para elas!

A organização preparou uma zona de lazer para as crianças (Espaço Criança) para que também os mais novos possam desfrutar esta corrida.

http://www.corridasempremulher.com/

Quinta, 01 Novembro 2012 14:07

Romã: aliada contra o cancro de mama

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A boa notícia é que a fruta contém substâncias que inibem o crescimento de nódulos malignos

Comer ou tomar um sumo da fruta pode ajudar a prevenir e desacelerar o crescimento de alguns tipos de cancro de mama, diz uma pesquisa publicada na revista Cancer Prevention Research. O trabalho mostrou que a elagitanina, encontrada em abundância na romã, inibe o crescimento de tumores que respondem ao estrógeno.

Quarta, 24 Outubro 2012 09:24

Open Day Boogie Chicks

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O Open Day da Escola Boogie Chicks será um dia cheio de bodyboard dedicado apenas ao feminino. Poderás trazer as tuas amigas para experimentarem Bodyboard e passarem o dia contigo.

Será no sábado, dia 27 de outubro, na praia de Carcavelos, junto ao restaurante Pastorinha.

As atletas Boogie Chicks, entre as quais se destacam Catarina Sousa e Marta Fernandes, estarão presentes para ajudar ao convívio e partilhar a sua experiencia.

Se tens a prancha e fato em casa tira-o do armário e junta-te ao Open Day da Escola Boogie Chicks. Se não tiveres junta-te também a nós.

Programa: Sábado, dia 27 de outubro

9h – 1ª aula
12h – Almoço partilhado
15h – 2ª aula
17h – Termino das atividades

O valor do dia será de 15€ com todo o material incluído e seguro desportivo. O almoço não está incluído no preço, por isso terás de trazer comida para partilhar.

As inscrições são limitadas e até a dia 25, 5ªf, por isso apressa-te a inscrever através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou 919537764 indicando o teu nome completo, data de nascimento, altura e peso, caso necessites de material.

Sábado, 20 Outubro 2012 00:47

Com(o) uma pedra!

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Só precisas disto para tonificar os músculos

Nós mulheres somos, de uma forma geral, fisicamente menos fortes que os homens. Também temos mais dificuldades em aumentar a massa muscular, pelo que precisamos de treinar mais para conseguir os mesmos resultados. Felizmente, a maioria persegue objectivos diferentes quando inicia um treino de força. Enquanto eles querem “crescer”, nós pretendemos tonificar e perder volume em forma de gordura.

A boa notícia é que para o conseguir não precisamos de muito material nem de um grande ginásio. Vamos demonstrar tudo o que podes conseguir com uma pedra, através de dois exercícios simples que endurecem o teu corpo de uma forma global.

Podes fazê-los com uma pedra ou qualquer outro peso não demasiado elevado (por exemplo, uma melancia). Repete 15 vezes cada exercício, descansando entre 30 e 60 segundos entre séries, pelo menos 3 vezes por semana, e vais ver como todo o teu corpo endurece.

De cima para baixo

Com a pedra entre as mãos, estica os braços para cima e faz um lunge flectindo o joelho da frente 90º (não deve ultrapassar a linha do pé), ao mesmo tempo que desces a pedra até ao espaço entre as pernas. Volta à posição inicial dando um passo à frente e repete um novo lunge com a outra perna. Assim completaste uma repetição.

Estás a trabalhar glúteos, pernas e braços.

Sobe e desce

Começa de pé, com as pernas afastadas à largura dos ombros segurando a pedra acima da cabeça. Faz um agachamento e em simultâneo leva a pedra para baixo e faz uma lateral, como se quisesses tocar num dos tornozelos. Mantém as costas direitas e os joelhos paralelos à ponta dos pés, deixando o peso nos calcanhares. Ao levantar leva a pedra à altura do peito e, uma vez mais, levanta os braços. Faz uma repetição para cada lado.

Estás a trabalhar bicípites, tricípites, glúteos, gémeos, lombares, oblíquos e ombros.

Terça, 09 Outubro 2012 10:04

Perde peso a pedalar

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O ciclismo é uma das modalidades que mais permite perder peso, e tem a vantagem de poder ser praticado todo ano, seja no campo com BTT, na estada, ou num ginásio em aulas de Indoor Cycling. Segue estas dicas para perderes ainda mais peso a pedalar e lê o artigo completo na nova edição Sport Life Mulher.

 

- É preferível pedalares mais lento e mais tempo para que a gordura seja utilizada com maior percentagem como fonte privilegiada de energia;

- Se fores pedalar para a rua, principalmente de BTT para o campo, evita percursos muito acidentados e com subidas marcadas, pois não vais conseguir controlar a tua FC;

- Pedala na intensidade certa, próxima dos 65%-70% da tua FC Máxima que calculaste. O desgaste será relativamente baixo e o aproveitamento das gorduras como fonte energética elevado. Para além disso nunca vais atingir níveis de exaustão muito elevados;

- Bebe bastante água antes durante e depois do treino no sentido de conseguires em permanência renovar os líquidos do teu organismo e manteres os necessários níveis de hidratação;

- Pedala pelo menos 3h30 depois de terminares a tua última refeição, sendo o ideal próximo do almoço ou jantar. Quando planeares treinar, evita refeições muito abundantes e difíceis de digerir antes das sessões. Vais sentir-te muito mais à vontade e vais recorrer mais à utilização da gordura como fonte de energia;

- Inclui pelo menos 1 sessão de treino por semana antes do pequeno-almoço. Estas sessões permitem controlar com facilidade os 65%-70% da FCMAX. e vais recorrer à energia armazenada no dia anterior.

Quinta, 27 Setembro 2012 23:02

Nova Sport Life Mulher

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A edição Outono/Inverno da Sport Life Mulher se encontra nas bancas.

Com um guia de corrida específico para ti, como defenires o corpo em 12 semanas e muitas outras novidades.

Quarta, 22 Agosto 2012 11:59

Mulheres de garra agarram as ondas

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A 8ª edição do Miss Sumol Cup irá decorrer a partir de 31 de Agosto até 5 de Setembro, na praia da Costa Nova, em Ílhavo.

A competição de surf ocupará os dias 1 e 2 de Setembro, sendo que o dia 31, como é tradição nesta prova organizada pela Associação de Surf de Aveiro, é dedicado às aulas gratuitas de surf e à receção das melhores surfistas nacionais.

Na segunda metade do evento (de 3 a 5 de Setembro), o Bodyboard, será rei e as melhores atletas mundiais as rainhas… da praia e das ondas. O Miss Sumol Cup traz até às praias ilhavenses as melhores bodyboarders mundiais, para disputarem os pontos que a prova atribui para os circuitos Europeu e Mundial.

Trata-se de uma prova exclusivamente para senhoras, muitas delas ainda meninas, mas todas com uma vontade e ambição muito adultas em serem as melhores. A jornada de bodyboard contemplará no dia 3 de Agosto aulas gratuitas, com a campeoníssima Catarina Sousa como anfitriã.

De resto, durante todos os dias do evento haverá aulas de surf e bodyboard para aqueles que quiserem iniciar-se e experimentar as sensações de apanhar ondas, independentemente do sexo ou da idade, para além de uma tenda de massagens, sempre úteis quando se exige muito do físico.

No local irá estar certamente a vencedora do passatempo Sport Life, Vera Azevedo, que ganhou uma prancha de bodyboard. Parabéns! Boas ondas, Vera!

Sport Life/TM

Sexta, 03 Agosto 2012 15:18

Motiva-te para a ação!

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A prática desportiva regular, a par de uma correta alimentação, é a base de uma vida saudável e deve ter por alicerce uma boa motivação.

Se é frequente inventares mil e uma desculpas para não ir ao ginásio ou fazer exercício, o problema poderá ser precisamente o tipo de atividade desportiva que selecionaste. Troca a natação pelo ginásio, o ténis pelo pilates, a corrida pelas aulas de grupo; ou melhor ainda – vai variando o tipo de atividades praticadas. Assim, a melhor opção é a inscrição num ginásio que permita acesso a várias atividades. E em tempo de verão, o surf, bodyboard ou a natação no mar podem ser opções. O importante é desenvolver atividade física e dispêndio calórico.

Para criar motivação, deverás estabelecer objetivos de treino a curto, médio e longo prazo. Estas metas deverão ser realistas mas desafiantes, procurando sempre a evolução: não deves fazer treino sempre com a mesma intensidade, pois o organismo “habitua-se” a este estímulo e o treino deixa de ser eficaz.

Uma das formas de quantificar este objetivo pode ser traçar metas como por exemplo perder 2 kg, reduzir um tamanho no número de calças, vestir aquela roupa que está arrecadada no armário há anos ou correr durante mais 10 minutos do que aquilo que já consegues. Define o teu objetivo.

Para manter elevados os níveis de motivação, elege um ambiente de treino agradável e acolhedor. Opta por espaços com bastante luz natural, arejados e com umas cores alegres que exprimam sentimentos positivos. Se isso for num ginásio, contribui para criar um bom ambiente entre o staff e os outros utilizadores.

O teu local de treino deve ser próximo de casa ou do trabalho. Hoje em dia a agenda feminina é cada vez menos recetiva ao desperdício de tempo. Assim sendo, se tiveres de fazer um grande percurso até ao local de treino, desmotivarás rapidamente. E não é isso que se pretende.

Finalmente, mas não menos importante, o apoio familiar é muito importante. Pede ao teu companheiro que prepare a refeição ou que vá buscar os miúdos à escola. Ou melhor, saiam todos juntos para praticar atividade física! Isso irá reforçar a união familiar e elevar os níveis de bem-estar de todos.

Bons treinos!

Sport Life/TM

 

Segunda, 30 Julho 2012 13:25

Telma Monteiro eliminada dos Jogos Olímpicos

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A judoca Telma Monteiro foi hoje eliminada dos Jogos Olímpicos de Londres, tendo sido derrotada na primeira ronda das eliminatórias de judo feminino, na categoria de -57kg.

Terceira no “ranking” mundial e segunda cabeça de série do torneio, Telma Monteiro já tinha ganho os três combates anteriores com Marti Malloy, a norte americana que hoje foi mais forte e que venceu por “yuko”, no ponto de ouro, após ter terminado o tempo regulamentar do combate.

A judoca de 26 anos afirmou ter estado no seu melhor, lamentando que “a americana tenha sido melhor do que eu naquele momento”. Telma Monteiro “gostava que tivesse terminado de outra maneira; gostava de ter dado uma alegria aos portugueses, que merecem”, acrescentou.

João Pina (-73 kg), campeão europeu em 2009 e 2010, foi também eliminado e não passou do combate inicial. O português tinha entrado diretamente para a segunda ronda e esteve em vantagem quase até ao fim do combate, graças a um “yuko”. Porém, a poucos segundos do final, o ucraniano Volodymyr Soroka conseguiu aplicar um “waza-ari”, naquela que foi uma projeção quase perfeita.

Em prova continua a judoca portuguesa Yahima Ramirez (-78 kg).

Refira-se que Telma Monteiro (porta estandarte da comitiva olímpica) era a principal candidata às medalhas, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

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