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Lucinda Sousa e Susana Simões são as atletas portuguesas que concluíram a prova rainha do trail mundial, o UTMB, no escalão feminino.


Susana simoesCorrer 170 Km, num trilho de terra batida, que pode chegar até aos 2,5 mil metros de altitude, passando por três países (França, Suíça e Itália). Este é o desafio do Ultra-Trail do Monte Branco, nos Alpes. Superá-lo, ou pelo menos tentar fazê-lo, é o sonho de qualquer atleta da modalidade. E duas portuguesas conseguiram.

 

No Monte Branco o desafio não é ser o mais rápido, mas sim terminar a prova no tempo limite de 46 horas. Foi com esse objetivo que Lucinda Sousa e Susana Simões partiram de Chamonix, em França. De antemão sabiam apenas que iriam enfrentar um clima e um terreno muito diferentes daqueles que estão habituadas em Portugal. É que o Ultra-Trail do Monte Branco é famoso por ter um desnível positivo de 10 mil metros – ou seja, ao longo dos 170 quilómetros, as subidas representam 10 mil metros de altitude.

 


lucindaLucinda Sousa concluiu a prova em 34h33m29, alcançando o 20º lugar entre as atletas femininas. Ao seu lado, durante toda a prova, esteve Susana Simões, 21ª classificada, com o tempo de 34h33m30. As portuguesas percorreram os 170 km lado a lado, demonstrando um grande espírito de entreajuda, que as permitiu alcançar o sétimo e oitavo lugares do seu escalão (Veterano 1 – Feminino).

pass EkenaBay 800x900 2015A Sport Life em parceria com o evento Miss Sumol Cup e a Ekena Bay tem para oferecer 3 biquínis Ekena Bay, para aproveitares o resto do verão em grande estilo.

 

Para seres uma das grandes vencedoras só tens de escrever uma frase original com as palavras “Ekena Bay” e “Sport Life” e enviares um e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , com indicação de “Passatempo Miss Sumol Cup - Ekena Bay”, até às 23h59 do dia 31 de agosto com: a frase, nome, morada, e-mail, telefone e o teu tamanho de biquíni.

 

 

A MISS SUMOL CUP by Entreposto A. Fontes, o evento surfista mais feminino da Europa, volta a reunir na praia da Costa Nova, em Ílhavo, as melhores bodyboarders do mundo e as melhores surfistas de Portugal, entre os próximos dias 28 de agosto e 1 de setembro. Mais informações sobre o evento Miss Sumol Cup 2015 em: www.misssumolcup.com -www.facebook.com/misssumolcup

Atenção: As imagens dos biquínis são apenas ilustrativas. O modelo e o tamanho será depois acertado diretamente entre as vencedoras e a Ekena Bay.

Terça, 11 Agosto 2015 10:46

Menos rugas com a ginástica facial

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7Os músculos do rosto precisam de treino para se manterem ativos e jovens, tal como o resto do corpo. Para os manter em forma só são necessários uns minutos por dia. A ginástica facial funciona e verás os resultados se praticares de forma regular. Como é lógico, os resultados dependem da idade e do estado inicial da tua musculatura e pele, mas se fizeres os exercícios diariamente, ao final de um par de semanas começas a ver as diferenças e ao fim de um mês já será visível para os outros.

 

Benefícios da ginástica facial

 

- Aumentas a irrigação sanguínea e a oxigenação da pele.

- Facilita o aporte de nutrientes aos tecidos e a drenagem das toxinas.

- Evita a flacidez e a perda de elasticidade muscular.

- Diminui as rugas e as linhas de expressão.

 

Vê os exercícios de ginástica facial na Sport Life Mulher!

 

Se quiseres participar numa sessão, consulta a especialista Helena Lapas - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Terça, 21 Julho 2015 23:52

Treina ao ar livre… é grátis e funciona!

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Além da corrida, que é algo que está sempre disponível, é mais rápido e simples, podes trabalhar outras qualidades físicas, como a força, e conferir mais variedade aos teus treinos com as possibilidades que a cidade oferece. E a boa notícia é que não precisas de gastar um tostão.

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- Por vezes não dispomos de um circuito de running amplo, mas as escadas dos parques e jardins podem servir para realizar trabalhos cardiovasculares, subindo e descendo com diferentes formas e variações.

 

- Um banco de jardim servirá de plataforma de salto e também de meio de ajuda para conseguir apoios em exercícios interessantes para trabalhar a força.

 

Vê o plano de treino outdoor para aproveitares os parques para fazer um treino completo, na Sport Life Mulher!

Quarta, 08 Julho 2015 22:51

Experimenta o Padel!

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5A facilidade de aprendizagem é uma das grandes vantagens do Padel, o que permite que logo na primeira experiência se consiga trocar bolas e disputar pontos. Lembra-te que as paredes são tuas amigas, as paredes de fundo e laterais existem para facilitar o jogo e não para atrapalhar.


É sempre jogado a pares, o que o torna muito social, dinâmico e divertido. Com o apoio de monitores, a evolução é muito rápida e o jogo pode tornar-se física e taticamente mais exigente.
Vejamos então algumas das características do jogo:

 

- O serviço é feito por baixo e não pode ser feito acima da cintura. A bola deve bater primeiro no chão, atrás da linha de fundo. Deve ser cruzado, passar a rede e acertar dentro da zona de receção do campo do adversário.

- Após o serviço e passada a rede, se a bola bater no campo contrário e tocar na rede metálica que limita o campo antes do segundo ressalto é considerada falta. Temos sempre dois serviços.

- A pontuação é igual à do ténis. Para ganhar um jogo é preciso ganhar quatro pontos seguidos (i.e 15-0, 30-0, 40-0 e jogo).

- O jogador que responde não pode responder diretamente em vólei.

- É permitido sair do campo e devolver a bola enquanto não ocorrer o segundo ressalto.

 

Vê o artigo completo com a Penta Campeã Nacional de Padel, Ana Catarina Nogueira, na Sport Life Mulher!

Domingo, 05 Julho 2015 23:46

A recuperação faz parte da melhoria física

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4 aNão basta treinar duro, os elementos recuperadores como a massagem fascial são uma parte imprescindível dos nossos objetivos. Por um lado, eliminar a tensão em estruturas onde o tecido fascial provoca encurtamentos evitará situações de compressão e posturas incorretas, como posições cifóticas, e por outro lado permitirá uma melhor dinâmica das grandes cadeias musculares conseguindo movimentos fluidos e com menor custo energético.

 

- Liberta de tensões toda a fáscia do solear rodando sobre o rolo.

 

- Com uma massagem ao glúteo médio e piramidal conseguirás uma bacia mais móvel.

 

Entra as melhores dicas para conseguires um corpo novo na Sport Life Mulher!4b

Sábado, 20 Junho 2015 00:15

Comes menos do que deves?

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3Este é um erro muito feminino. Muitas mulheres têm o mau hábito de “matar a fome” periodicamente, por razões completamente inconfessáveis como entrar no vestido tamanho 34, fazer a operação biquíni em menos de um mês ou tirar os quilos a mais das férias rapidamente com as dietas da moda, como jantar só fruta ou passar o dia a líquidos.

 

Onde está o problema?

As dietas hipocalóricas tornam o metabolismo mais lento. Quando não ingeres calorias suficientes para manter as funções diárias, não emagreces. As mulheres são muito eficientes a guardar gordura de reserva, e se não temos uma massa muscular treinada a fome costuma provocar o efeito contrário, faz-nos acumular mais gorduras, e como não temos muita energia, os treinos são pouco eficazes e não queimam tantas calorias por minuto.

 

O que podemos fazer para solucionar?

Adapta a tua dieta à tua vida, a tua alimentação deve proporcionar-te energia ou calorias em forma de gorduras saudáveis, hidratos de carbono integrais, proteínas limpas, vitaminas, minerais, água, fibra e fitonutrientes para estar saudável, treinar com vitalidade e chegar ao final do dia sem fome. Se a dieta não é variada, se é restritiva ou difícil de seguir ou requer demasiadas coisas não vai funcionar por muito tempo. Emagrecer deve ser um processo simples, barato e natural, não um sacrifício para passar fome durante uns meses.

 

Conhece os 10 erros mais comuns que te impedem de emagrecer na Sport Life Mulher!

Quarta, 27 Maio 2015 23:35

O que acontece quando deixas de fumar?

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- Depois de 20 minutos, a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco normalizam.2


- Em 8 horas o excesso de C02 é eliminado e recuperas os níveis normais.


- Em 5 dias a nicotina vai saindo do teu corpo.


- Numa semana começa a melhorar o paladar e melhor o aspeto da pele e do cabelo.


- Em 12 meses os pulmões recuperam a capacidade de se limpar.


- Em 3 meses recuperas cerca de 30% da capacidade pulmonar perdida.


- Em 6 meses o teu rendimento desportivo melhora e começas a ver melhorias e a sentir prazer em praticar desporto.


- Em 9 meses respiras melhor e tosses menos.


- Em 12 meses o risco de doença cardíaca é reduzido para metade.


- Passado mais de um ano recuperas a possibilidade de viver entre 20 a 25 anos mais que tinhas perdido por fumar.


- Passados 5 anos: reduziste para metade o risco de cancro da boca, garganta, esófago e bexiga.


- Passados 10 anos: tens metade das probabilidades de morrer de cancro de pulmão e reduziste o risco de sofrer de tumores relacionados com o tabaco.


- Passados 15 anos: tens as mesmas possibilidade de vida do que um não fumador.

 

Livra-te deste vício! Não percas o artigo completo na Sport Life Mulher!

Quarta, 20 Maio 2015 23:21

O que há de novo no mundo das dietas?

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A Dieta DASH foi eleita a dieta mais saudável para o ano 2015, pela quinta vez consecutiva pelo U.S. News & World Report. O nome advém do acrónimo “Dietary Approaches to Stop Hypertension” (Abordagens Dietéticas para deter a Hipertensão). Foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, para pacientes com pressão arterial elevada. Devido aos seus bons resultados, muitos especialistas americanos têm estado a recomendá-la a pessoas que querem perder peso seguindo uma dieta saudável.

 


A dieta é muito fácil de seguir, pois seria aquele tipo de dieta para levar durante toda a vida. Permite comer bastantes vegetais e fruta, porções controladas de alimentos lácteos, optando pelos baixos em gordura, cereais e derivados sempre integrais e a alternar entre o consumo de carnes magras como de peixe, ovos e leguminosas. Não permite alimentos ricos em gordura saturada, açúcares refinados ou álcool. Como está desenhada para a hipertensão, também reduz o sal ao mínimo diário, eliminando alimentos salgados como conservas, charcutaria, fumados, comida preparada, sopas de pacote, etc.

 


Descobre mais sobre as novas tendências da nutrição na Sport Life Mulher!

Quinta, 30 Abril 2015 13:20

Cuida a Zona íntima, sem deixar de treinar!

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Desportos como a natação, equitação, ciclismo ou muitas horas de ginásio podem provocar uma vulvovaginite, que consiste em inflamação e ardor da zona genital externa feminina e que é o motivo de muitas consultas de ginecologia.zona intima


Ao praticar desporto, o aumento da fricção pode alterar o fluxo vaginal que defende a zona íntima.

 

 

Aqui ficam alguns conselhos para evitar incómodos:

 

> Utiliza fibras naturais, de preferência de algodão ou tecidos técnicos que te ajudem a evitar a humidade na zona vaginal, e não uses roupa muito justa quando praticas desporto.
> Usa roupa técnica específica. Os calções de ciclismo têm badanas técnicas para mulheres, que previnem os problemas.
> Se transpiraste muito, tom banho passado pouco tempo. Evita ter a roupa húmida no corpo e se o treino for prolongado muda de roupa a meio.
> Lava a zona genital externa (vulva e vagina) uma a duas vezes por dia com produtos específicos: suaves, de pH ácido e que não sequem excessivamente. A zona interna limpa-se por si mesma.

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