SportLife

slmulher
Quarta, 27 Julho 2016 10:46

Sport Life MULHER 14

Publicado em Sumário Escrito por Filipe Gomes

slm 14 coverNa capa: LIA BAHUT (Fitness Manager Solinca Health and Fitness Porto)

Roupa: Under Armour

Fotógrafo: João Carlos Oliveira

 

P06 SPORT ATUAL

P14 TESTES A PENSAR EM TI

 

P22 TEAM SPORT LIFE
Fizemos um super treino de Pilates!

 

P26 MUDA A TUA DIETA

 

P32 FICA EM FORMA EM CASA!

 

P40 CORRE E PERDE PESO

 

P46 APRENDE A NADAR
Se achas que nadar não é para ti, descobre este novo método que te pode ajudar!

 

P50 DESCOBRE BICICLETA DE ESTRADA
Dicas para te iniciares com segurança.

 

P54 QUERES FAZER TRIATLO?
O que precisas de saber para este desafio.

 

P60 YOGA PARA TODOS OS DESPORTOS
4 posturas fundamentais.

 

P64 PREPARA-TE PARA O SURF
Melhora nas ondas em terra!

 

P70 ALONGA COMO UMA BAILARINA
Inspira-te na barra de chão.

 

P74 ESPECIAL GRAVIDEZ E PÓS-PARTO
Encontra todas as respostas sobre como incluir o exercício nestas fases.

 

P84 UMA QUESTÃO DE PESO?
Esquece a balança e foca-te no essencial.

 

P90 PSICOLOGIA
Dicas para seres melhor em tudo.

 

P94 A SÓS COM VANESSA PEREIRA

celuliteSe não tens excesso de peso e a acumulação não é dolorosa, a celulite é somente um problema estético, mas é difícil de eliminar depois de se ter consolidado, mesmo praticando desporto e com uma alimentação cuidada, uma vez que a microcirculação da zona já foi afetada. Se é o teu caso, não desesperes, há muitas coisas que podes fazer para manter a celulite sob controlo:


- Continua a treinar. É verdade que se pode fazer desporto e ter celulite, mas se não te moveres a circulação sanguínea e linfática vai piorar e o problema também.


- Mantém um peso saudável e estável. A celulite piora quando engordas. Pode consolidar-se nesse estado e ficar assim mesmo depois de voltares ao teu peso ideal.


- Evita o excesso de sal (favorece a retenção de líquidos), açúcar (pode fazer que o colagénio endureça), cafeína (atua como vasoconstritor e diminui a oxidação celular), álcool e gorduras saturadas na tua alimentação.


- Facilita a circulação. Evita as meias ou calças que apertem e as roupas demasiado justas ou qualquer outro elemento que dificulte a circulação.


- Hidrata-te abundantemente, consoante as tuas necessidades (que aumentam quando praticas desporto). Irá ajudar-te a eliminar toxinas.


- Segue uma alimentação equilibrada, que inclua ananás (contém bromelina, com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas) e peixe azul (rico em ómega 3, que entre outros benefícios favorece a oxidação lipídica).


- Massagens enérgicas. As massagens que podes aplicar a ti mesma contribuem para melhorar a circulação. O trabalho mecânico é o que é realmente importante, mas podes utilizar um anticelulítico para potenciar o efeito.

Segunda, 29 Fevereiro 2016 12:57

7 passos para escolher o soutien desportivo

Publicado em Notícias mulher


soutien desport7 passos para escolher o soutien desportivo

 

Acertar com o soutien de desporto é fundamental para cuidarmos do nosso peito, mas nem sempre é fácil. Aqui ficam alguns conselhos:

 

1 – Exatamente o teu tamanho. Um bom soutien deve oferecer-te dois parâmetros: contorno das costas que se mede em centímetros e geralmente vai de 80 a 105 cm, e tamanho da copa, que se marca com letras e corresponde ao tamanho da mama. Os soutiens com “tamanhos standard” S, M e L não podem garantir a segurança do teu peito.


2 – Que não tenha aro. Pode provocar incómodos nas mamas.


3 – Adaptado ao teu desporto. Para desportos de baixo impacto como o Pilates ou o yoga, um soutien de suporte médio é suficiente. Desportos de impacto médio como andar ou pedalar requerem um soutien mais firme. Para desportos como a aeróbica, basquetebol, btt ou atletismo, onde o soutien tem que combater um movimento maior, o suporte tem que ser máximo.


4 – Copas afastadas. O padrão ergonómico deve evitar que o peito se junte na parte central para evitar roçaduras e garantir um suporte pleno.


5 – Material transpirável e secagem rápida. Melhor em microfibras capazes de expelir a transpiração do que em algodão.


6 – Fechos forrados e costuras planas. Evita as costuras grossas, etiquetas e fechos em contacto com a pele para prevenir roçaduras e irritações.


7 – Experimentar sempre antes de comprar. Não confies mesmo que já conheças as tuas medidas. Verifica sempre se as copas recolhem os peitos e se a parte que as une toca a pele mas sem pressionar. A tira de trás não pode ficar demasiado elevada e deve estar praticamente à mesma altura que o teu peito. Agora… salta! O movimento do teu peito deve ser praticamente nulo.

Quinta, 08 Outubro 2015 16:41

Somos todas desportistas!

Publicado em Notícias mulher

edit slm 13Editorial SLM 13 - de setembro 2015

 

Somos todas desportistas!

 


Como é que se define uma mulher desportista? Significa ir todos os dias ao ginásio para treinar duro nas máquinas na sala de exercício?


É iniciar-se na corrida, em seguida correr 10km, depois melhorar a marca aos 10km, ter o objetivo da meia maratona e finalmente fazer uma maratona em menos de 4 horas?


E se eu praticar exercício físico apenas para manter a forma de modo saudável? Ou se for ao ginásio para poder melhorar na minha modalidade? É preciso perceber que todas as mulheres que praticam desporto são desportistas e é para elas que fazemos a revista Sport Life Mulher. Tanto para quem pretende treinar só manter a forma como para a que faz maratonas ou ultramaratonas e que – quem sabe - até alcança o pódio. É preciso encontrar o nosso equilíbrio, inserir hábitos saudáveis na nossa vida respeitando sempre as nossas características. Podemos escolher companheiras/os de treino que nos ajudam a manter os nossos compromissos desportivos mas é essencial manter o nosso volume e ritmo de treino.


Porque tanto a sedentária como aquela que ultrapassa os seus limites desportivos está em colocar em risco a sua saúde. A procura de um equilíbrio é o modo mais acertado de encarar o desporto. Seja ele uma atividade física moderada ou praticado de modo mais intensivo.


orque existem tantas mulheres quantas desportistas diferentes, porque a vida tem fases que ora nos aproxima ora nos afasta do treino mais ou menos intenso.


O meu conselho é que escolhas o teu plano de ataque ao treino sem te sentires obrigada a cumprir o objetivo da vizinha que pode não se encaixar no que pretendes. E deixar-te contagiar com gosto pelo espírito saudável, sentindo-te mais feliz pelo alcance das tuas metas -sejam elas quais forem - porque isso implica uma melhoria na tua vida. Sem pressas nem comparações, o que realmente interessa é que pratiques atividades que te façam bem ao corpo e à mente.


Regularidade mais do que intensidade, qualidade mais do que quantidade. E não te esqueças que somos todas desportistas!

Quinta, 08 Outubro 2015 15:49

Sport Life Mulher 13

Publicado em Edições anteriores Escrito por Filipe Gomes

sportlife mulher 13Na capa: RITA ANDRADE, apresentadora de televisão


Fotografia: Pedro Lopes


Maquilhagem: Djanira Cruz

 

 

P06 SPORT ATUAL

P16 GENTE SPORT LIFE

P20 PORQUÊ TREINAR COM PESOS?
Descobre neste artigo as boas razões para fazeres trabalho com pesos. Força!

P28 EMAGRECE PARA SEMPRE
Dicas de alimentação e exercício para conseguires o teu peso ideal e mantê-lo.

P34 SOMOS MELHORES EM QUÊ?
Ser mulher tem também as suas vantagens no desporto.
Queres saber quais são?

P36 CORRIDA FEMININA
Há aspetos da nossa anatomia, fisiologia e psicologia que influenciam a nossa técnica de corrida. Treina como mulher!

P46 6 EXERCÍCIOS ESSENCIAIS
Só precisas de um elástico para treinar e ficares em boa forma. Experimenta!

P50 OS SUPERALIMENTOS QUE FUNCIONAM
Não temos super poderes, por isso resta-nos repor energias com bons alimentos como estes.

P54 ALONGA BEM
Alguns exercícios de alongamento mal executados podem comprometer articulações, por isso alonga de forma correta.

P58 REDESCOBRE A BIKE
É a melhor maneira de nos movimentarmos na cidade, e permite desligar do mundo e das situações do quotidiano.
Volta à infância a pedalar!

P64 COMO MULHER NA ÁGUA
Descobre porque temos fama de ser boas nadadoras e segue um plano para triunfares!

P68 TREINA PELOS TEUS OSSOS
Hábitos como o exercício físico, o tabaco ou a alimentação são chaves na densidade correta dos nossos ossos.

P70 CROSSFIT
Neste artigo vamos ajudar-te com os exercícios mais difíceis do universo do CrossFit… com trabalho e técnica tudo se pode conseguir!

P78 MUDA DE VIDA!
Para melhorares os teus hábitos e teres uma vida mais saudável, deves fazer mudanças na alimentação, incluir o exercício e mudar a tua forma de pensar. Vamos a isso?

P84 NUTRIÇÃO NA GRAVIDEZ
É uma altura da vida em que temos que ter cuidados redobrados. Fica com dicas para teres uma gravidez saudável e muito nutritiva.

P88 CUIDA DOS TEUS PÉS
São a base do nosso treino, por isso merecem alguns cuidados especiais para evitar problemas. Mima-os!

P92 MELHORA A TUA VIDA SEXUAL
Uma em cada quatro mulheres tem problemas no soalho pélvico. Ensinamos-te como deves treinar esta zona do teu corpo.

P98 TESTES

Terça, 22 Setembro 2015 08:55

Leva isto a peito!

Publicado em Notícias mulher

peitoVerdadeiro ou falso?

 

- Há exercícios que fazem subir o peito?
Falso
Não há músculos a trabalhar, o tecido mamário é gordura na sua maioria. E fazendo exercício perde-se gordura, podendo ser pior o remédio. Mas é importante que mantenhas uma boa postura corporal, basta endireitar as costas para parecer que tens mais peito.

 

- Amamentar faz o peito descair?
Falso
Um estudo de 2008 publicado no Aesthetic Surgery Journal não encontrou nenhuma relação entre a queda do peito e a amamentação. Na realidade são os quilos da gravidez que podem fazer que o peito descaia, uma vez que se ganhares muito peso os ligamentos de Cooper ficam debilidades e ao voltar ao tamanho normal não suportam a zona corretamente.

 

- O peito descai com a idade?
Verdadeiro
Além da lei da gravidade, a culpa é da perda de colagénio e elastina na pele e tecidos que faz com que percam elasticidade. Ao envelhecer, os ligamentos de Cooper, que suportam o tecido mamário, vão perdendo as suas propriedades de sustentação, se além disso ganhas gordura o peso extra agrava o problema.

 

- Usar soutien dia e noite previne a queda do peito
Falso
O soutien não é um milagre, inclusivamente existe um estudo francês que conclui que usar soutien debilita o tecido de suporte natural do peito. O melhor é usar soutiens confortáveis, que não oprimam nem levantem o peito, e dormir tranquilamente sem pressões.

 

- O sol e o tabaco afetam o peito
Verdadeiro
O tabaco provoca a perda de elasticidade dos tecidos e os raios UV do sol podem alterar o colagénio cutâneo, especialmente numa zona de pele tão sensível.

 

- Há alimentos que fazem crescer o peito
Falso e verdadeiro
Há poucos estudos especializados sobre o tema, mas parece que as dietas ricas em proteínas provocam uma maior perda de gordura generalizada e isto provocaria uma diminuição da gordura mamária. As dietas ricas em hidratos de carbono costumam ter o efeito contrário, aumentam as curvas, em geral, e o tamanho do peito também. Também parece que há uma relação entre o tamanho do peito e os alimentos com fitoestrogénios, que simulam as hormonas femininas, como a soja, mas não está demonstrado.

 

 

SoalhoQuando reconheceres a musculatura, realiza os exercícios de contração fáceis também chamados de Kegel. Vais realizá-los melhor na expiração (não retenhas a respiração), contraindo de maneira ascendente e sem compensar apertando outros músculos como glúteos ou abdómen (a zona acima do umbigo deve estar relaxada).


Depois de uma contração é importante relaxar os músculos para recuperar da contração anterior e prepararem-se para a seguinte.


Quando fores capaz de contrair e relaxar com facilidade, tenta permanecer cada vez mais tempo na contração (até 10 segundos) antes de a relaxar. Certifica-te que consegues respirar durante o tempo que realizas esse exercício.


Repete-o até 10, 15 vezes, começa com 3 vezes por semana e com o tempo podes fazer inclusivamente mais do que uma vez por dia.


Mas tem em conta que o mais importante não é o número de repetições mas a qualidade do exercício:
- Contrai de forma ascendente e com a barriga recolhida.
- Respira.
- Relaxa corretamente depois da contração.

 

Se queres um estímulo para ajudar, podes usar umas bolas chinesas ou o exercitador de Kegel enquanto fazes a rotina dos exercícios.

 

Mais dicas como esta na tua Sport Life Mulher 13

Terça, 22 Setembro 2015 08:47

Emagrece para sempre

Publicado em Notícias mulher

emagreceTenta fazer um mínimo de 20 e um máximo de 75 minutos de exercício por dia.


- Aproveita os fins de semana para fazer treinos aeróbios longos, de mais de uma hora. Caminha, pedalar, patina, nada, etc.


- Estabelece um plano variado. Por exemplo, às segundas, quintas e sábado faz exercício cardiovascular. Nas terças, sextas e domingos trabalha a intensidade e força muscular. E deixa um dia por semana para um descanso ativo, em que podes caminhar, praticar yoga, fazer alongamentos, etc.


- Torna o exercício numa droga. Ao praticar desporto o teu cérebro segrega endorfinas, um opiáceo natural que provoca sensações de euforia e felicidade. Se desfrutas quando “sofres” já estás viciado no desporto e isso vai mudar a tua vida.


- Aprende quando deves parar, para evitar as lesões. Deves esforçar-te e sair da tua zona de conforto, mas sem chegar a sentir dor. Se sentes dor é altura de parar e procurar um especialista.


- Nunca te esqueças do aquecimento no início e de fazer alongamentos no final. Devemos tentar evitar lesões e manter um corpo ativo, tonificado e flexível toda a vida.

 

Mais informações na Sport Life Mulher 13 já nas bancas

Terça, 22 Setembro 2015 08:42

Dicas para andar de Bike sem custos

Publicado em Notícias mulher

DicasBike mountainbike mujer CB 6 15 14 Giant Avail 1271 Large1. Usa sempre capacete. As quedas acontecem quando menos se espera.


2. Leva roupa clara e se possível refletora.


3. Leva roupa justa ao corpo para evitar que se prenda na bicicleta ou em qualquer objeto exterior.


4. Circula sempre pela direita e respeitando os sinais de trânsito. Não te esqueças de assinalar as manobras que vais realizar.


5. Precisas de luzes quando andas à noite, tanto dianteira como traseira. Há algumas muito pequenas que podes levar num bolso dentro do maillot ou na mochila se a tiveres.


6. Não oiças música nos auriculares, impede que te apercebas da presença de outros veículos e além disso é ilegal em estradas abertas. Podias ser multada.


7. Verifica antes de sair o estado da bicicleta. Se não sabes nada de mecânica, passa numa oficina de vez em quando para a revisão. Tal como um carro…

 

 

Mais dicas como esta na tua Sport Life Mulher 13

Terça, 22 Setembro 2015 08:37

Corre melhor: tonifica para evitar lesões

Publicado em Notícias mulher

CorreMelhor 2014 Q3 Action Product Urban Trail WY980OB copia LargeAs mulheres não costumam gastar muito tempo a treinar a força, em muitos casos por motivos estéticos ou por desmotivação. Os homens têm a sorte de desenvolver a massa muscular mais facilmente do que as mulheres por causa da testosterona. Isso ajuda-os a manter o metabolismo elevado e uma proteção maior das articulações.


O nível de testosterona das mulheres é muito mais baixo do que o do homem, e por isso criar e manter níveis musculares adequados é muito mais difícil. McArdle et col. publicaram no seu livro de Fisiologia do Exercício de 1996 as mudanças mais significativas da nossa composição corporal, mostrando que dos 30 aos 50 anos existe uma perda em cerca de 10% da massa muscular e como essa perda é agravada depois dos 50. Esta perda gradual de massa muscular a partir dos 30 tem um impacto importante em diversos aspetos: diminui o nosso metabolismo basal e começamos a acumular gordura mais facilmente do que antes custando-nos um pouco mais eliminá-la; os nossos níveis de estrogénios descem e precisamos de mais tempo para recuperarmos depois dos treinos de força de alta intensidade. Ao termos menos músculos e tendões e ligamentos mais frágeis devido aos níveis de estrogénio, as nossas articulações estão mais vulneráveis a lesões.


Por tudo isto, para nós é fundamental trabalhar a força em geral, como o trabalho de abdominais (de preferência isométricos e hipopressivos para não prejudicar o soalho pélvico) de modo a manter a anca numa postura não lesiva durante a corrida, tricípetes, peitorais, quadricípetes e isquiotibiais. Estes exercícios de força geral devem ser complementados com exercícios específicos como retas, fartelek ou séries para conseguirmos uma melhor adaptação ao nosso treino.

Mais artigos na tua Sport Life Mulher 13

 

Pág. 1 de 7

nas Bancas

Instagram

Videos Sportlife

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.