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Terça, 21 Março 2017 22:29

Muda o teu pensamento e treina melhor

crossfit site xsNão há nada mais fácil de entender que a composição psicológica do ser humano: pensamentos, emoções e comportamentos. Mais difícil é coordenar os três elementos para viver de forma serena.

 

O trio está sempre presente nas nossas vidas, vinte e quatro horas por dia. Inclusivamente quando dormes, pensas, te mover e sentes. E se não, lembra-te o que se pode sofrer durante um pesadelo e inclusivamente depois de acordar do mesmo. A tríade também é protagonista no desporto e pode sê-lo de uma forma muito intensa. Porque no desporto vivem-se emoções de alegria extrema e de frustração absoluta; no desporto executa-se e pensa-se.

 

Como se definem cada um dos três elementos?

 

- Os pensamentos são todas as ideias que convivem connosco, na nossa mente. Os pensamentos podem ser positivos, negativos, inúteis, catastróficos, ambiciosos, podem ter centenas de adjetivos. Todos os dias estamos a pensar, de forma consciente ou não consciente. Apesar de muitas ideias parecerem intrusas e de termos a sensação de que não as podemos controlar, a verdade é que podemos escolher em que pensar e em que ficar a atenção. E isto dá-nos liberdade. Os pensamentos ganhadores no desporto são aqueles que nos permitem estar atentos à tarefa e que nos motivam. “Estás preparado, treinaste bem”, “podes fazê-lo”, “é o teu momento”, “desfruta”. A mensagem que cada um escolhe dar-se deve estar em função das necessidades do momento. Por isso, antes de escolher a âncora, que seria a palavra, frase ou expressão que terias que repetir para conseguir o teu objetivo, pensa em que necessita o teu objetivo de mente.

 

- As emoções fazem referência a tudo o que sentimos. Alegria, tristeza, frustração, medo, ansiedade, inveja, raiva. As emoções são um motor, falam para nós e devemos aprender a ouvi-las e com isso saber o que nos transmitem. Nenhuma é boa ou má, todas têm um sentido evolutivo. Apesar de algumas nos fazerem sofrer, como o medo ou a frustração, a maioria das vezes esse sofrimento é o início de alguma mudança que temos de fazer na vida. A frustração diz-te que não tens que levar o teu running tão a sério, que deves correr para desfrutar e não para estares continuamente a superar-te. E se não lhe deres ouvidos, um dia ficas tão chateado com a corrida que a abandonas. Para evitar que esse momento chegue, escuta a tua emoção. As emoções, em grande parte, dependem de como nos relacionamos com os nossos pensamentos. Se a tua voz interna fala com dúvida, se não te tratas bem e te criticas, o normal será que te sintas triste. Estar feliz, em equilíbrio ou seguro, depende das mensagens que dás a ti mesmo. Para gerir emoções como a ansiedade e o medo, convém ter um hábito de meditar, respirar ou praticar alguma técnica de relaxamento muscular.

 

- Os comportamentos no desporto são definidos como execução desportiva. São qualquer movimento que realizamos: correr, nadar, um salto, respirar. A execução desportiva depende da tua destreza, do treino, dos mapas que se geram na tua mente através de técnicas como a visualização. Os comportamentos, tal como os pensamentos e as emoções, precisam de treino e, por isso, paciência. Nada sai perfeito à primeira. Os teus movimentos serão mais seguros e técnicos quanto mais segurança mostrares a nível mental. Ninguém executa um movimento com fluidez se a sua mente estiver a pensar que tens dúvidas, que não estás a cem por cento, ou se estiveres a pensar num erro passado. Uma forma de treinar a execução desportiva é através da visualização. Visualizar melhora a parte técnica de um movimento.

 

A tríade está interligada entre si e influencia-se continuamente. Se és capaz de mudar os teus pensamentos, as tuas emoções também mudam, e com isso o movimento que realizas no teu desporto. E, tudo, tudo, se treina.

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