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Saúde
Sexta, 21 Julho 2017 23:07

Choque térmico: perigo mortal

Publicado em Saúde

 

O tempo quente que estamos a viver convida às bebidas geladas e aos mergulhos no mar. Porém, existem algumas regras muito simples que deves seguir para evitar o choque térmico, seja interno, seja externo.

 

Tomar uma bebida gelada quando a temperatura corporal está elevada, seja devido à exposição solar, ao ambiente a que estamos sujeitos ou aos esforços feitos em atividades físicas, pode provocar um choque térmico no sistema digestivo. De acordo com o gastrenterologista Ricardo Teixeira, este choque térmico possibilita que “algumas bactérias ataquem a mucosa da boca e da garganta, provocando infeções”. Rouquidão, amigdalite, faringite e outras são “consequências frequentes do impacto das bebidas frias na orofaringe”, adverte o especialista. O esófago reage ao choque térmico com espasmos que provocam dor.

 

No estômago, a principal reação é a paragem digestiva. Num dia de praia, não é raro comer muito e depois mergulhar no mar. Contudo, isto pode representar um perigo mortal. De acordo com o médico, “a seguir a uma refeição muito abundante, há uma chamada do sangue para o tubo digestivo, para o centro do corpo. Se de repente, existir um choque térmico, dá-se uma afluência de sangue à pele para corrigir o choque e deixa de haver sangue suficiente para a digestão”. Como o coração não consegue bombear o sangue a uma velocidade suficiente para as duas situações, a pessoa pode morrer por entrar em choque. Se estiver na água, pode levar ao afogamento, já que a vítima fica inconsciente.

 

Uma bebida fresca ou um mergulho no mar sabem muito bem, mas deves resguardar-te de situações perigosas. A regra geral é evitar as grandes diferenças de temperatura. Por outro lado, se estiveres na praia e pretenderes mergulhar frequentemente, opta pelas refeições ligeiras, mais vezes ao dia. Deves também entrar na água lentamente e de forma progressiva, evitando os mergulhos diretos “da toalha para a água”. Estarás a diminuir o perigo de paragem digestiva.

 

Sport Life/TM

Terça, 11 Julho 2017 11:36

Tenho gordura em excesso? Consulta a tabela

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Temos ou não gordura em excesso? Queres saber mais sobre este assunto. Gordura pode não ser formosura, mas é saudável até certo ponto. Vê a gordura recomendada e as diferenças entre homens e mulheres. 

Gordura tabela

Ainda que o excesso de gordura corporal possa diminuir o rendimento, é necessária uma quantidade suficiente de gordura para que o corpo funcione corretamente.

O tecido adiposo é uma parte fundamental de certas estruturas como os nervos, a espinha dorsal ou o cérebro. A gordura interna serve para isolar os órgãos como os rins, enquanto a externa nos protege do frio.


> Nos homens, a gordura essencial para um funcionamento correto compreende 4% do peso corporal (3kg de gordura para um homem de 70kg).


> Nas mulheres, ao contrário dos homens, o nível de referência indica que a gordura essencial deve ser de 12% do peso (8kg para uma mulher de 57kg). As mulheres armazenam as gorduras essenciais nas ancas, coxas e seios, ne¬cessárias em caso de ficarem grávidas para alimentar o bebé.


> Por isso é importante saber qual é a percentagem de gordura do nosso corpo, mas tão importante é também saber onde se armazena a gordura.

VÊ TAMBÉM PLANO DE TREINOS PARA QUEIMAR GORDURA NA CORRIDA

 

Terça, 11 Julho 2017 10:36

ESTOU A TREINAR MAIS DO QUE DEVIA?

Publicado em Saúde

O sobretreino pode ser um problema sério de quem gosta de treinar. Não treines se achas que está a fazer-te mal quer física, quer psicologicamente. Queres saber como identificar os sinais de sobretreino?

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NÃO ESTÁS A ASSIMILAR BEM O TREINO SE: 

> Se estás sempre cansado;
> Se não te sentes a melhorar;
> Se te altera o sono;
> Se a tua frequência cardíaca sobe mais do que o normal em estado de repouso;
> Se deixaste de desfrutar do treino.
Em todos estes casos deverás modificar o plano reduzindo a intensidade, o volume ou a frequência dos treinos

ESTÁS A ASSIMILAR BEM O TREINO SE:
> Recuperas bem;
> Continuas com vontade de treinar mais;
> Dormes bem;
> Tens apetite;
> Descem ligeiramente as pulsações em repouso;
> Cada vez te custa menos completar treinos que antes te custavam muito esforço.

LÊ TAMBÉM: FUNÇÕES DA VITAMINA C PARA DESPORTISTAS

 

Terça, 11 Julho 2017 09:49

Aumenta o rendimento sem doping

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Ficam aqui 3 alternativas saudáveis para aumentar o rendimento sem prejudicar o organismo. Nada de substâncias proibidas. Bons treinos!

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Anabolizantes. A alternativa natural a esta droga perigosa é o peito de peru, de origem biológica. Proporciona altos níveis de creatina, L- carnitina, glutamina e glicina, e o seu conteúdo em proteínas é 24% superior à maioria das carnes.

Hormona do crescimento (HGH). Entre alguns dos seus efeitos secundários está o crescimento dos ossos da cara, o que faz com que seja difícil negar a sua utilização. Um bom iogurte grego com pedaços de ananás natural, rico em L-Glutamina, antes de ires dormir, aumenta a secreção noturna de serotonina e melatonina, que ajudam à produção natural de HGH.

Eritropoietina (EPO). Tristemente famosa no mundo do ciclismo, produz um aumento da concentração de glóbulos vermelhos no sangue, favorecendo o rendimento aeróbio. A beterraba é conhecida como a EPO natural devido às suas extraordinárias virtudes e não traz nenhum problema para a saúde ao contrário da EPO sintética, que pode provocar problemas cardiovasculares graves.

LÊ TAMBÉM O CAFÉ AUMENTA O RENDIMENTO?

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