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Quarta, 21 Junho 2017 10:52

Quero emagrecer: 7 coisas que não devo fazer

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Podes estar a fazer muita coisa mal a pensar que estás a fazer bem. Verifica aqui o que não deves fazer se queres ter mais saúde e um peso equilibrado.

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• Seguir dietas restritivas. As dietas com menos de 1200 a 1500 kcal, para mulheres e para homens respetivamente, não são recomendadas e muito menos a pessoas que pratiquem atividade física. As ditas “dietas milagrosas”, com valores energéticos abaixo do teu metabolismo basal, fazem com que o mesmo fique mais lento e comece a poupar energia para as suas funções vitais. Desconfia das dietas monótonas, com horários estranhos, que eliminam grupos alimentares completos, ou que promovem jejuns prolongados, entre outras coisas que deves ter em atenção.

• Passar fome. E aqui não se fala de gula mas sim de fome fisiológica. Quando estás com fome constantemente o teu organismo ativa os mecanismos que mantêm o homem vivo nos períodos de escassez de alimentos, reduzindo o gasto calórico para o mínimo, para que a gordura armazenada como reserva energética no tecido adiposo dure mais tempo. Somos bastante eficientes em sobreviver à fome, e este mecanismo é ativado quando ingeres menos energia que o teu corpo necessita para um adequado funcionamento orgânico.

• Reduzir o consumo proteico. Algumas dietas do tipo vegetariano ou macrobiótico são muito saudáveis em alguns aspetos mas tendem a reduzir a ingestão diária proteica, sobretudo se excluírem todos os alimentos de origem animal (como a carne, peixe, ovos e laticínios), ricos em proteínas de elevado valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais. As proteínas são ativadores metabólicos, que necessitam de mais trabalho e tempo para serem digeridas, sendo saciantes e uma base fundamental para o ganho de massa muscular.

Estudos revelaram que os alimentos ricos em proteínas magras podem aumentar o metabolismo até 30% durante as 12 horas posteriores enquanto o consumo de hidratos de carbono e gorduras apenas aumenta o metabolismo até cerca de 4% por menos de uma hora. Caso pretendas um aporte suficiente apenas com proteína vegetal, deves ingerir uma combinação adequada de cereais, leguminosas, frutos secos e sementes, mas se optares por incluir diariamente alguma fonte proteica animal como ovos e laticínios, irá facilitar a situação.

• Abusar dos hidratos de carbono. Os hidratos de carbono têm a função primordial de fornecer energia, contudo deves ajustar o seu consumo ao teu gasto energético diário, conforme pratiques mais ou menos atividade física. Quando são consumidos em excesso, acima do que necessitamos, o corpo vai transformá-los em gordura, armazenando-os como reserva energética no tecido adiposo.

Comer alimentos processados. A maioria destes alimentos, ou seja, os que são fabricados pela indústria alimentar e vendidos em embalagens, costumam ser ricos em açúcares, gorduras saturadas e transgénicas, sal, aditivos e conservantes artificiais. Quando consumidos regularmente e como parte da alimentação diária, têm o poder de desregular inúmeros processos metabólicos e hormonais no organismo. Por esta razão, prefere os alimentos mais naturais, que favorecem um melhor controlo metabólico e começa a dar mais atenção ao rótulo do que andas a ingerir.

• Abusar do álcool. As bebidas alcoólicas, sejam elas quais forem, têm impacto negativo em inúmeros aspetos do metabolismo. Favorecem o aumento de peso, não só pelo elevado calórico (1g de álcool tem 7kcal), mas também por o produto final de metabolização do álcool pelo fígado ser o substrato utilizado para a síntese de ácidos gordos, no organismo. Ao mesmo tempo, também prejudicam o ganho muscular, não só por induzirem a desidratação corporal desfavorável, como também por levarem à diminuição de determinadas hormonas, como a testosterona.

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Quarta, 21 Junho 2017 10:34

A professora de yoga mais velha do mundo!

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Queres fazer alguma coisa nova? Começar um novo desporto? Estás sempre a tempo! Inspira-te nesta professor de Yoga que vai fazer 100 anos no próximo ano. O Yoga é benéfico em qualquer idade e faz aumentar a qualidade e esperança de vida. Não acreditas?

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A próxima vez que pensares que já és muito velho para qualquer coisa pensa na senhora Tao Porchon Lynch, uma “jovem” de 98 anos que continua a dar diariamente aulas de yoga.

Pratica dança e yoga há mais de 70 anos, passou 45 anos como mestre na Índia, França e Estados Unidos e ensinou centenas de instrutores de yoga desde que em 1982 fundou a academia Westchester Institute of Yoga em Nova Iorque.

Sem dúvida um excelente exemplo de como aproveitar a vida ao máximo!
Podes encontrar mais informações sobre esta mulher inspiradora em: www.taoporchon-lynch.com

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Terça, 20 Junho 2017 15:48

5 funções da vitamina C para desportistas

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A vitamina C é muito importante para os desportistas porque tem várias funções sem as quais o organismo não pode resistir ao esforço físico.

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Uma da suas funções é a hidroxilação de dois tipos de aminoácidos: a LISINA e a PROLINA. O que quer isto dizer? Quer dizer que se não houver vitamina C suficiente no organismo, o crescimento e a manutenção de muitas partes do corpo não será possível, por exemplo, os ossos, os dentes, as gengivas, os tendões, os ligamentos, os vasos sanguíneos ou as articulações. Se sofremos uma fratura ou uma queimadura, deve existir vitamina C em quantidades suficientes no nosso organismo, porque caso contrário aquela não irá sarar, as feridas não cicatrizam tão rapidamente e o corpo, em geral, não se recupera com tanta facilidade das lesões e danos. Esta é uma função básica para os desportistas porque estão mais expostos a lesões, pelo que devem proteger-se melhor.


Outra função que é muito importante para as pessoas que vão ao ginásio é a redução do cortisol. O cortisol é uma hormona que segrega a glândula supra-renal quando estamos stressados, por esse motivo, é chamada de "a hormona do stress". Além disso, o cortisol tem uma função importante que é a secreção de insulina, entre outras. Quando o nível de cortisol é muito alto, o desempenho cognitivo reduz-se e perde-se tecido muscular, além de aumentar a gordura visceral e de se ver suprimida a função da tiróide. Se o cortisol se mantém alto por muito tempo no corpo, pode induzir à síndrome do sobretreino (excesso de frequência ou de intensidade do treino físico). Está comprovado que a vitamina C controla a quantidade de cortisol e, portanto, ajuda-nos a estar em equilíbrio, menos stressados, etc.


A vitamina C ajuda ainda a sintetizar e libertar hormonas esteróides como a testosterona.

Também estimula o sistema imunitário, protegendo-nos das doenças e mantendo-nos jovens porque é um bom antioxidante. O fato de ter uma ação antioxidante é importante quando vais ao ginásio porque o exercício aumenta a produção de radicais livres e a vitamina C protege-te deste fenómeno; por outro lado, os antioxidantes ajudam muito a prevenir lesões e a recuperar-se das mesmas.


Finalmente, a vitamina C ajuda à absorção de ferro no organismo, um elemento essencial para evitar a anemia, estar forte e poder ter um bom rendimento físico.

 Por Virgin Active

 

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Segunda, 12 Junho 2017 12:55

O teste que avalia a tua coluna

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Para avaliar se o movimento de inclinação lateral é simétrico e que não existe nenhum  encurtamento unilateral que possa gerar desequilíbrios, verifica se a distância de inclinação lateral é idêntica nos dois lados.coluna large

 

 

> De preferência, coloca-te de costas para uma parede e, sem perder o contacto, inclina-te para um lado deslocando a mão junto ao corpo até alcançares a máxima distância. De seguida, realiza o mesmo movimento para o outro lado. A distância alcançada deve ser a mesma em ambos os lados, o ideal é que chegues com a mão ao joelho.

 

 

> Se num dos lados a inclinação for limitada, possivelmente o quadrado lombar do lado contrário está encurtado. Este desequilíbrio pode causar padrões compensatórios e escoliose.

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