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URGENTE, PRECISO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!alimentação

 

 

> Faz 5 refeições por dia, três principais e duas pequenas.

 

 

> Aposta num pequeno almoço completo para fornecer energia para o dia: cereais, frutas e lácteos e no final do dia faz um jantar leve com uma fonte de proteína e salada (não abuses dos hidratos de carbono na última refeição do dia.

 

 

> Combina grupos de alimentos: verduras, frutas, peixe, carne, etc.

 

 

> Seleciona alimentos integrais e o menos processados possível. Evita os fritos e a pastelaria industrial.

 

 

> Bebe muita água, antes, durante e depois de treinar. A água é um intermediário metabólico em qualquer processo fisiológico; se estás desidratado limitas as melhorias e a tua recuperação.

 

 

E como passar isto à prática?

Toma nota das mudanças que deves fazer já.

alimentação2

Quinta, 13 Março 2014 23:13

Coração saudável como uma maça

Publicado em Nutrição

E muitas ideias para a preparar!maca

Uma boa forma de diminuir o colesterol LDL (mau) é com uma maçã por dia. Um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Florida demonstrou que um consumo regular de maçãs diminui até 23% o risco de problemas cardíacos.

 

Metade das mulheres que participaram no estudo, que comeram uma maçã com pele por dia durante um ano (a outra metade comeu passas) sem mais nenhuma alteração na alimentação, reduziram em 23% o colesterol LDL e aumentaram 4% o HDL (colesterol “bom”). Além disso, perderam uma média de 1,4kg devido ao efeito saciante desta fruta. Parece que a causa destas alterações está na pectina e nos polifenois da casca, que ajudam a eliminar os resíduos e toxinas, o que melhora o metabolismo dos lípidos e reduz a produção de moléculas inflamatórias relacionadas com o risco de problemas cardíacos.

 

Assim e para que aproveites todos os benefícios da maçã, apresentamos alguns truques para introduzires a maçã na tua alimentação:

 

> Come uma maçã bem lavada e com pele entre as refeições. É muito mais saudável e saciante que a pastelaria industrial. Por exemplo, seis bolachas integrais têm quase as mesmas calorias que uma maçã grande mas o efeito saciante é muito menor, uma vez que os açúcares processados despertam o apetite, levando a comer mais. Além das gorduras saturadas que podem contribuir para o aumento do colesterol “mau”.

 

 

> Corta-a em pedações e guarda-a se não gostas de comer à dentada. Para evitar a oxidação, deita umas pingas de limão sobre os pedaços de maçã. E se quiseres acrescentar um toque exótico, junta uma pitada de canela moída. Podes congelar sem que perca as suas propriedades.

 

 

> Maçã assada como sobremesa. Leva as maçãs inteiras e com casca ao forno. Também se podem congelar.

 

 

> Usa-a como ingrediente de alguns pratos. Por exemplo, em saladas, combinadas com legumes, frango ou atum. Também podes utilizá-la em guarnições, acompanhando as carnes com sabores mais fortes e pode ser uma maneira de substituir as batatas fritas. Experimenta refogá-las junto à cebola, alho, espargos, etc. ou introduzi-las em guisados. Em qualquer destes preparados deves manter a pele para conservar o seu aporte em pectina e polifenois.

Frigorífico da Perda de Pesofrigorifico

 

 

Para perder peso não só necessitas de fazer uma ingestão energética diária abaixo das tuas necessidades, mas também escolher os alimentos que te ajudem a atingir esse objetivo.

Evita os alimentos processados ricos em açúcares e gordura, optando pelos mais naturais, com maior qualidade nutricional, ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteína e gorduras saudáveis. Outro facto que deves ter em consideração é a maneira de preparares estes alimentos, ao cozinhares evita adicionar grandes quantidades de gordura, mesmo o azeite (uma colher de sopa tem cerca de 100 kcal). Tem em conta que um dos segredos para conseguir um défice energético e emagrecer também reside na quantidade, por isso mesmo ingerindo apenas alimentos saudáveis deve haver moderação.

 

 

 

Frigorífico da Força e Potência Muscular

 

Queres um corpo definido, com músculos trabalhados, no volume certo e sem gordura à vista. Para isso não te interessa comer muito de uma só vez, mas quantidades mais pequenas de alimentos certos várias vezes ao dia. Necessitas não só de alimentos que te forneçam uma boa quantidade de proteína, mas também que te proporcionem todos nutrientes necessários para a construção muscular.

 

 

 

Frigorífico da Resistência

 

És daquelas pessoas que gosta de desafios, não corres menos de uma hora, e quando planeias percursos de bicicleta são de 3 horas no mínimo. Já há muito que passaste a meta dos 10km, agora queres maratonas, triatlos e um dia chegar ao Ironman. Para isso precisas de obter muita energia, mas também não perder de vista uma boa hidratação e uma correta ingestão de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para evitar o desgaste e as lesões. Com os alimentos certos vais melhorar os teus resultados de tempo e velocidade.

 

 

 

 

Para saberes mais lê a Sport Life!

Na SL143

Terça, 07 Janeiro 2014 01:25

20 conselhos para uma boa alimentação

Publicado em Nutrição

20 conselhos para uma boa alimentação

GoodFood

  1. Aprende a comer de acordo com as tuas necessidades energéticas.
  2. Come mais vezes ao dia em menores quantidades.
  3. Promove um equilíbrio correto entre os vários nutrientes
  4. Varia as tuas escolhas alimentares
  5. Percebe as equivalências entre os alimentos
  6. Inclui sempre uma boa dose de vegetais nas principais refeições.
  7. Diminui o consumo de carne e aumenta o consumo de peixe e de proteínas vegetais.
  8. Dá preferência às gorduras saudáveis.
  9. Ajusta o consumo de hidratos à prática de exercício
  10. Foge da adição de açúcar e dos produtos açucarados.
  11. Aumenta o consumo de fibras.
  12. Diminui o consumo de sal.
  13. Prefere os alimentos naturais aos processados.
  14. Presta atenção aos rótulos dos alimentos.
  15. Reduz a adição de gordura aos teus cozinhados.
  16. Mantém uma boa hidratação.
  17. Restringe o consumo de as bebidas alcoólicas.
  18. Aprende a distinguir fome fisiológica da gula ou fome emocional.
  19. Tem um sono reparador.
  20. Pratica atividade física diariamente.

 

Lê estes e outros conselhos na Revista Sport Life

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Title: Desafio CrossFit WOD 4
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