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Nutrição
Domingo, 01 Março 2015 22:27

Conjuntos alimentares incompatíveis

Publicado em Nutrição

Alimentos que não deves misturar

 

Existem alimentos que se prejudicam mutuamente se ingeridos em conjunto, evita estas misturas:

 


Álcool e vitaminas A,E e ácido fólico. Além do álcool apresentar inúmeros malefícios para a saúde e para o metabolismo, também interfere com a absorção de determinados nutrientes, como estas três vitaminas. Mais uma razão para o evitares ao máximo.

 

Suplementos de ferro com soja ou cereais integrais. A fibra e ácido fítico dos cerais integrais une-se ao ferro no intestino e reduz a sua absorção. A proteína da soja também contém ácido fítico, que interfere na sua absorção, esta sendo reduzida até 75% quando se ingere ferro em conjunto com bebida de soja.

 

Alimentos ricos em ferro com chá, camomila, menta ou café. Os polifenóis antioxidantes destas bebidas interferem com a absorção de ferro em menos 70, 80, 50 e 40%, respetivamente. Para melhor absorção do ferro ingere alimentos ricos em vitamina C, como te referimos anteriormente.

 

Chá com leite. Esta é uma mistura típica inglesa, mas que não é nada adequada em termos nutricionais. Ao juntarmos estas duas substâncias os flavonóides antioxidantes do chá e o cálcio do leite precipitam, o que impede a absorção de ambos os nutrientes.

 

Clara de ovo crua e biotina. A clara de ovo crua, ou mal cozinhada, contém avidina, uma substância que anula a biotina (vitamina do complexo B) que lhe é intrínseca ou que também está presente em outros alimentos se ingeridos em conjunto. O calor permite desnaturar as claras, passando de transparente a brancas, para que a biotina seja bem aproveitada.

leite com chocolate

Leite com chocolate. O cacau é uma boa fonte de fibra e polifenóis que dificultam a absorção do cálcio do leite. Se pretendes obter os benefícios deste ingrediente, ingere um ou dois quadrados de chocolate com mais de 80% de cacau, mas isoladamente.

 

Vegetais ricos em ácido oxálico e cálcio/ferro. Os espinafres, acelgas, agrião, beterraba, entre outros, são ricas em oxalatos que reduzem a absorção intestinal de ingredientes como o cálcio e o ferro.

 

peixePeixe cru e vitamina B1. O peixe e marisco cru (sushi, sashimi, ostras, etc.) contêm a enzima tiaminase, impedindo a assimilação da vitamina B1, que é de extrema importância para o funcionamento muscular e cerebral. Se abusares muito destes alimentos podes notar quebras no rendimento desportivo.

 

Sexta, 06 Fevereiro 2015 23:23

Cura-te com sumo

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sumo frutaPassa os teus problemas pelo espremedor


Os sumos naturais com verduras e frutas são um refresco muito saudável. Aqui ficas com algumas receitas pata adaptares o teu sumo às necessidades do teu corpo.


- Cocktail de vitamina C
150g de morangos, um limão e uma rodela grande de limão. Com um copo ultrapassas a dose diária recomendada da imprescindível vitamina C.


- Bomba de ácido fólico!
150g de morangos, 2 kiwis e uma laranja. Com este sumo potencias a importante vitamina C.


- Sumo light
Uma rodela grande de melancia e dois limões. Mistura as duas frutas com menos calorias para uma merenda saudável.


- Refresco férrico
Uma beterraba pequena, salsa (cerca de 50g) e duas rodelas de ananás. Uma boa ajuda quando estás em baixo de ferro.


- O anti-stress
Se precisas de temperar os teus nervos experimenta este combinado: 100g de alface, 50g de espinafres e dois kiwis.espremedor


- Cocktail cálcio
100g de endívias, 100g de cenouras e 100g de alface. Uma bomba para os teus ossos.


- O sumo que protege a pele
200g de nêsperas e uma laranja


- O mais radical
Mantém-te jovem, uma vez que ajuda a combater os radicais livres: uma laranja, uma cenoura e um limão… betacarotenos e vitamina C para travar o envelhecimento.

Quinta, 22 Janeiro 2015 12:46

Leva a batedeira para o ginásio

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Mais sabor e mais cor para a tua bebida pós esforço

Estás farto de tomar o batido clássico de proteínas com sabor a chocolate depois de treinar no ginásio? Fica a saber como lhe podes dar mais sabor e torná-lo mais natural e nutritivo. Este batido pode substituir perfeitamente duas das tuas cinco refeições, oferecendo um bom aporte de gorduras, proteína e energia.

 

As bananas, além de magnésio e potássio, que ajudam a evitar cãibras, fornecem vitamina B6, essencial para o metabolismo dos aminoácidos e para a construção de novo músculo.

batido2

Morangos. São uma fonte de vitamina C, que é a chave para a formação do colagénio que ajuda a recuperar o tecido conectivo.

 


Leite. As suas gorduras saturadas são vitais para a testosterona, que tem um papel essencial nos treinos de força.

 

Creatina. Vai ajudar a melhorar o aporte de ATP, que aumenta a capacidade dos teus músculos para mover peso nos treinos.

 

Ingredientes: Uma banana, 80g de morangos/frutos silvestres, 250ml de leite, uma colher de sopa de proteína Whey, 20 gramas de creatina.

Quarta, 31 Dezembro 2014 01:13

Muda 20 hábitos em 2015

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1) Fazer compras a cada semanahabitos1


2) Não ter em casa alimentos problemáticos


3) Saber cozinhar


4) Comer devagar e sentado à mesa


5) Socializar às refeições.


6) Mastigar bem os alimentos.


7) Não ver televisão enquanto comes.habitos2


8) Reconhecer a sensação de fome e saciedade


9) Ter horários regulares para comer


10) Comer com moderação


11) Começar o dia com um pequeno-almoço equilibrado


12) Evitar os doces e “comida rápida”


13) Abdicar dos sumos e refrigerantes


14) Seguir uma alimentação 75% vegetal.


15) Escolher petiscos saudáveis entre as refeições


16) Ter uma hidratação correta


17) Desfrutar da comida sem obsessõeshabitos3


18) Ser uma pessoa ativa


19) Saber compensar os excessos


20) Aprender mais sobre nutrição

 


Começa por investigar alguns assuntos em sites com credibilidade, blogs de profissionais e livros que citem referências de artigos científicos, ou simplesmente colocando a tua leitura em dia com revistas atuais, como a Sport Life, que te põe a par todos os meses sobre novos assuntos de nutrição, fornece dicas de como te alimentares melhor, revela os novos estudos científicos, as novas tendências em nutrição desportiva, os treinos que funcionam, etc. Também tens a opção de te subscreveres na newsletter do site www.sportlife.com.pt para receberes informações interessantes e estares a par dos assuntos importantes na área.

 

Artigo completo na edição de janeiro 154 da Sport Lifehabitos4

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