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Nutrição
Domingo, 25 Outubro 2015 23:56

Fibra da linhaça melhora a flora intestinal

Publicado em Nutrição

linhacaVários estudos têm revelado uma associação entre a flora intestinal e a prevalência de doenças metabólicas relacionadas com obesidade, como as doenças cardiovasculares e a diabetes tipo 2, surgindo algumas dúvidas se uma pior microbiota intestinal poderá ser umas das causas ou consequências destas condições. Existem dois tipos de componentes alimentares que podem melhorar a flora intestinal: os prebióticos, que são fibras dos alimentos que conseguem ser fermentadas pelas bactérias intestinais, melhorando a composição ou atividade da microbiota intestinal; e os probióticos, que são microorganismos vivos que ao serem ingeridos ajudam a melhorar a composição da flora intestinal (dos quais são exemplo as espécies Lactobacillus).

 


As sementes de linhaça são um alimento muito rico em fibra (cerca de 30%), das quais um terço são fibras solúveis do tipo mucilagens, que apresentam grande viscosidade em contacto com a água e têm efeitos benéficos conhecidos no metabolismo lipídico e na regulação da glicemia. Um estudo recente publicado no British Journal of Nutrition veio também comprovar que estas são uma estratégia válida para induzir modificações benéficas na flora intestinal.

 


Brahe L. et al. Dietary modulation of the gut microbiota – a randomised controlled trial in obese postmenopausal women. British Journal of Nutrition (2015), 114, 406–417.

Terça, 22 Setembro 2015 08:59

Descobre o potencial do açafrão

Publicado em Nutrição

açafrãoPor Susana Lúcio

 

 

O açafrão, especiaria vulgarmente identificada pela sua cor amarelo vibrante, é um dos ingredientes utilizados na culinária para a elaboração de pratos como o Caril ou a Paelha. Além dos atributos de cor e sabor que confere ao prato, o seu maior potencial está nas propriedades anti-inflamatórias que contém.

 

 

A curcuma, ou açafrão das Índias, é uma raiz da família do gengibre com reconhecidos efeitos anti-inflamatórios e o seu consumo habitual pode ser um poderoso aliado na prevenção de doenças com base inflamatória, como é o caso do cancro.

 

 

A sinergia entre diferentes alimentos é uma das formas de potenciar as suas propriedades, e a mistura do açafrão com outras especiarias usada para a confeção do caril é um exemplo desta sinergia que irá aumentar a biodisponibilidade dos compostos presentes em cada um dos alimentos utilizados.

 

 

A curcumina, molécula do açafrão, quando misturada com pimenta preta (piperina) aumenta 1000 vezes a sua biodisponibilidade. Se juntarmos gengibre (gingerol), tomate (licopeno) e óleo de coco, criamos uma sinergia de fitoquímicos com capacidade de absorção maximizada.

 

 

Para além da sua utilização em pratos como o Caril, o açafrão pode ser facilmente adaptado à nossa alimentação mediterrânica, com os mesmos benefícios para a saúde. Uma proposta em tempo de verão é a utilização desta especiaria no tempero de saladas. Para isso, basta juntar ao habitual tempero de azeite e sal, uma colher de café ou chá de açafrão (consoante a quantidade a temperar) com uma pitada de pimenta preta moída na altura.

Terça, 08 Setembro 2015 23:31

Hidratas-te bem?

Publicado em Nutrição

hidra 2A nossa necessidade de líquidos é permanente, visto 60% a 70% do nosso peso ser água. Mas líquidos não significa apenas água, pois não nos devemos esquecer que ¼ da água que consumimos está contida nos alimentos. Existe a tendência da sensação de sede reduzir com a idade, o que aumenta a necessidade de estar atento à necessidade de ingestão de líquidos.

Sopa ou frutos com elevada percentagem de água como o ananás e a melancia devem ser incluídos numa dieta normal pois além de ajudarem a manter os níveis de hidratação, contribuem com outros elementos, como por exemplo a bromeilaina, enzima proteolítica presente no sumo de ananás, com propriedades anti inflamatórias.

Dietas com um elevado consumo de proteínas ou de fibra, bem como o consumo de álcool ou mesmo determinadas doenças requerem um maior consumo de água. Em termos de referência, um consumo diário adequado deverá corresponder a 2 copos de água por cada 500 calorias consumidas, isto tratando-se de indivíduos sedentários. Um aumento da atividade física deverá ser naturalmente acompanhado de um aumento da hidratação.

Sabendo os riscos para a saúde de uma deficiente hidratação, um consumo de água em excesso também não é correto, podendo levar a situações de hiponatremia (níveis de concentração de sódio no sangue, anormalmente baixos) com sintomas neurológicos, dores de cabeça, náuseas e vómitos. hidra 1

Embora sejam situações raras, os atletas, nomeadamente os maratonistas, ou pessoas que estejam a tomar determinados medicamentos que aumentam a sede, podem sofrer destes sintomas e terão que estar atentos para que o consumo de água não seja em excesso, e se traduza numa intoxicação do organismo. A escolha, nestes casos, de bebidas com adição de sódio, potássio e outros minerais (isotónicas) pode ser uma boa solução.

Uma correta hidratação, nomeadamente antes da prática do exercício físico, serve também para manter a circulação e o suor a níveis ótimos e evitar situações de sobreaquecimento em caso de atividade física intensa e/ou em ambientes quentes.

Outras bebidas como o chá, nas suas variedades mais ou menos ricas em catequinas, que pode ser bebido frio no verão e quente no inverno, cumprem também o seu papel de hidratação.

Quarta, 02 Setembro 2015 10:12

Sport Life de setembro: guia de nutrição gratuito

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capa Guia de nutriçãoA nutrição faz parte de um estilo de vida equilibrado e meio caminho andado para se obter resultados.

 

O mês do regresso das férias é ideal para começares a cuidar de ti a sério.

 

A Sport Life de setembro já à venda traz um guia de alimentação gratuito que te vai dar muitos e bons conselhos para comeces a seguir uma alimentação correta. Podes encontrar dietas que resultam, as novas regras para perder peso, informação sobre os suplementos mais usuais, alimentos anti barriga, nutrição para evitares determinadas doenças ou os melhores alimentos para treinares melhor! E ainda menus saudáveis para desportistas… Não percas!

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