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Sexta, 05 Maio 2017 16:06

Prós e contras da dieta sem trigo

O que achas da dieta sem trigo? São cada vez mais as pessoas que se dizem alérgicas ao glúten e o trigo está na lista dos alimentos prejuiciais. Há pessoas alérgicas, é verdade mas será que precisamos todos de deixar o trigo? É preciso saber os prós e contras desta dieta. SemTrigo 132753203 Subscription Monthly M

Este tipo de dieta é cada vez mais referido na nutrição desportiva. Em alguns casos, existe doença celíaca ou intolerância real ao glúten (proteína encontrada em cereais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia), na qual apresentam inflamação da mucosa do intestino delgado, levando à atrofia das vilosidades intestinais e deficiente absorção de nutrientes, promovendo vários sintomas como vómitos, diarreia, náuseas, cansaço, inchaço e dor abdominal. Em outras situações, fala-se numa nova condição adquirida de “sensibilidade ao glúten”, sem haver a doença anterior. Decide-se então eliminar todos os alimentos que contenham glúten (massas, pão, alimentos pré-cozinhados, bolachas, bolos, etc.). Encontra-se também quem decida retirar todos estes alimentos simplesmente para facilitar a perda de peso ou aumentar a vitalidade.

Vantagens:

  • Os sintomas digestivos desaparecem com a eliminação do glúten da dieta e tende a haver regeneração da mucosa intestinal.
  • Pode promover a perda de peso, uma vez que são retirados muitos dos alimentos restritos num regime de emagrecimento (como as pizzas, massas, bolos, etc.).

Problemas possíveis:

  • Não é fácil eliminar o glúten da dieta, uma vez que a maioria dos alimentos comuns contêm glúten ou trigo camuflado, sendo necessário uma grande disciplina para o conseguir e criar hábitos de analisar atentamente os rótulos.
  • Pode causar carências de cálcio, zinco, ferro e magnésio.
  • É possível o aparecimento de fadiga e cansaço após o exercício físico, por falta de glicogénio muscular.

Como melhorá-la:

  • Introduzindo outros cereais sem glúten na dieta como o milho, o arroz, tapioca, amaranto, quinoa, etc.
  • Aumenta as porções de batata ou batata-doce, como fonte de energia.
  • Ingere frutos secos ao natural, para te fornecer mais minerais.
  • Substitui os derivados de trigo como a farinha e o pão, pelas mesmas versões sem glúten, derivadas de outros cereais, que se encontram à venda no mercado.

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