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Quarta, 21 Junho 2017 10:44

Porque é que devemos comer amêndoas?

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Sabes porque é que deves comer amêndoas? Os frutos secos fazem parte de uma alimentação equilibrada, mas, mais do que isso, podem proporcionar-te mais saúde.

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As amêndoas são um fruto seco oleaginoso com elevada riqueza nutricional. Apresentam vários nutrientes, incluindo proteína, gorduras monoinsaturadas, fibra, vitamina E e B2 e B3, ácido fólico e minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco.

 

Por outro lado, são boa fonte do aminoácido arginina, o substrato para a síntese de óxido nítrico, com efeito vasodilatador, promovendo uma melhor distribuição do oxigénio até aos músculos. Ainda são ricas em componentes fenólicos e polifenólicos, incluindo os flavonóides (como a quercitina) e as catequinas.

 

Este perfil nutricional leva a que vários estudos as tenham relacionado com a melhoria do stress oxidativo, inflamação, resistência à oxidação das LDL e das dislipidemias. Com todas estas propriedades, é sugerido que as amêndoas podem ajudar a melhorar o rendimento desportivo, sobretudo em desportos de endurance.

 

Para averiguar este efeito foi realizado um estudo com 10 atletas de ciclismo e triatlo, com o mesmo tipo de alimentação, que durante 4 semanas ingeriram 75g diárias de amêndoas separadas de 2 semanas de intervalo para outras 4 semanas que ingeriram apenas 90g de bolachas.Foram realizados vários testes para comparar estes dois períodos, e verificou-se que durante o consumo de amêndoas os atletas apresentaram maior distância no ciclismo, maior oxidação dos hidratos de carbono e menor consumo de oxigénio numa prova contrarrelógio de 20 minutos, quando comparado com o período que consumiram bolachas.

 

Verificou-se que no período de consumo de amêndoas os atletas apresentaram níveis sanguíneos mais elevados de vitamina E, hemoglobina, óxido nítrico e insulina e maior capacidade antioxidante total.

 

Estes resultados sugerem que as amêndoas são um alimento útil para a alimentação de atletas de endurance, pois melhoram vários aspetos relacionados com o rendimento desportivo.

 

Yi M et al. The effect of almond consumption on elements of endurance exercise performance in trained athletes. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2014, 11:18.

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Terça, 20 Junho 2017 16:11

Limpa-te por dentro: 5 alimentos Detox

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De vez em quando há que escolher alimentos que nos ajudem a livrar das toxinas. Aqui sugerimos 5 alimentos com a melhor potência desintoxicante:

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Kiwi: Grande quantidade de vitamina C, de alto poder antioidante.

Chá verde: O seu conteúdo em polifenóis melhora a atividade desintoxicante do fígado.

Maçã: Rica em flavonóides antioxidantes, além de pectina, a fibra da pele que ajuda a eliminar os metais pesados.

Nozes do Brasil: Uma excelente fonte de selénio e vitamina E.

Alcachofras: O seu efeito diurético favorece a desintoxicação do organismo e ajuda no trabalho do fígado.

 

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Segunda, 12 Junho 2017 12:47

Será que o iogurte é tão bom como se diz?

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O iogurte é um dos alimentos mais acarinhados por todos, fruto das suas propriedades. No entanto, será que os seus benefícios são tão bons como se apregoam? Aqui ficam cinco verdades sobre o iogurte.iogurte

 

 

> É benéfico se estivermos a tomar antibióticos devido ao seu conteúdo em bactérias saudáveis que contribuem para repor a flora bacteriana que é prejudicada pelo consumo destes medicamentos.

 

 

> É um alimento equilibrado quanto ao seu conteúdo de proteínas e hidratos de carbono, pelo que só engorda se o tomares misturado com condimentos pouco saudáveis. Deves optar por iogurtes naturais e sem açúcar. 

 

 

> Facilita a digestão devido ao seu conteúdo em bactérias benéficas.

 

 

> É bom para a pele. Proporciona as proteínas necessárias para manter a pele firme, mas também é uma excelente máscara, quando aplicado diretamente sobre a pele.

 

 

> Pode ser tomado em qualquer momento do dia, inclusivamente antes de treinar se não tiveres nenhuma intolerância que dificulte a sua digestão.

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Segunda, 12 Junho 2017 12:39

Descobre o potencial do açafrão

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O açafrão, especiaria vulgarmente identificada pela sua cor amarelo vibrante, é um dos ingredientes utilizados na culinária para a elaboração de pratos como o Caril ou a Paelha. Além dos atributos de cor e sabor que confere ao prato, o seu maior potencial está nas propriedades anti-inflamatórias que contém.açafrão

 

 

A curcuma, ou açafrão das Índias, é uma raiz da família do gengibre com reconhecidos efeitos anti-inflamatórios e o seu consumo habitual pode ser um poderoso aliado na prevenção de doenças com base inflamatória, como é o caso do cancro.

 

 

A sinergia entre diferentes alimentos é uma das formas de potenciar as suas propriedades, e a mistura do açafrão com outras especiarias usada para a confeção do caril é um exemplo desta sinergia que irá aumentar a biodisponibilidade dos compostos presentes em cada um dos alimentos utilizados. 

 

 

A curcumina, molécula do açafrão, quando misturada com pimenta preta (piperina) aumenta 1000 vezes a sua biodisponibilidade. Se juntarmos gengibre (gingerol), tomate (licopeno) e óleo de coco, criamos uma sinergia de fitoquímicos com capacidade de absorção maximizada.

 

 

Para além da sua utilização em pratos como o Caril, o açafrão pode ser facilmente adaptado à nossa alimentação mediterrânica, com os mesmos benefícios para a saúde. Uma proposta em tempo de verão é a utilização desta especiaria no tempero de saladas. Para isso, basta juntar ao habitual tempero de azeite e sal, uma colher de café ou chá de açafrão (consoante a quantidade a temperar) com uma pitada de pimenta preta moída na altura.

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