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Terça, 24 Maio 2011 11:01
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Suplementos queima-gorduras

Os suplementos queima-gorduras inundam o mercado, sobretudo na fase das dietas, estão lá nas suas embalagens coloridas com promessas de resultados milagrosos. Sabes o que são e para que servem?

 

L-Carnitina

Derivada de um aminoácido, é um componente fulcral numa enzima que transporta as gorduras para serem utilizadas como fonte de energia. A suplementação com l-carnitina está associada à melhoria da condição cardiovascular e não tem os efeitos desagradáveis de outros queima-gorduras.

Dosagem: 500 a 1000mg em jejum e/ou 45 minutos antes do treino, prefere a forma líquida, não faltes aos treinos e não sejas negligente à mesa.

 

Termogénicos (fat-burners)

Misturas de cafeína, chá verde, diuréticos, vitaminas e outros compostos que teoricamente transformariam o teu corpo numa máquina de queimar gorduras. No entanto, esse efeito de aumentar o metabolismo não é tão significativo, funcionam sim muito bem para te dar energia e conseguires cumprir o plano de alimentação e de treino que é fulcral no progresso do emagrecimento. Se és sensível à cafeína, afasta-te deles e sempre que possível quando é a primeira vez que tomas, começa pela dose mais baixa.

Dosagem: escolhe um suplemento com 75-100mg de cafeína, 200-300mg de chá verde, toma em jejum e cerca de 6h depois. Se tens alterações de sono mantém apenas a toma da manhã para teres energia para o dia todo incluindo na hora de treinar.

 

CLA

O suplemento da moda não é mais do que uma gordura saudável presente em quantidades vestigiais na alimentação. Os estudos em animais de laboratório mostraram resultados espectaculares mas em humanos, ficaram um pouco aquém. Mostrou sim outros benefícios como o efeito imunomodulador e antioxidante.

Dosagem:  2,4 a 3g tomados durante as refeições, procura um suplemento patenteado de Clarinol ou Tonalin. Toma pelo menos durante 3 meses para teres resultados, sem descurar as restantes variáveis.

 

Última modificação em Terça, 24 Maio 2011 11:14
Filipa Vicente

Filipa Vicente

Nutrição

Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz onde é docente, Mestre em Patologia Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Coloca a tua dúvida ou questão: filipavnutricao@gmail.com

comentários

scosta 27-06-2011 09:09 #6

Olá Joana,

O CLA ajuda a queimar gordura mas exige alguma consistência e não é um efeito directo, normalmente os resultados aparecem no espaço de 2-3 meses, teoricamente o esforço a nível de treino e alimentação feito nesse período de tempo tem resultados muito mais visíveis do que o CLA. Nesse aspecto a L-carnitina é mais eficaz porque estimula directamente a utilização da gordura mas não é garantia de sucesso. Isto porque a gordura abdominal depende sempre da alimentação, e não apenas do treino ou suplementos, tendo também a chatice de ser a última a sair. Ou seja, perdemos peso e gordura no corpo todo mas aquela sai por último... Normalmente para resolver esta dificuldade, a restrição ainda que ponderada de hidratos de carbono é quase indispensável.

Saudações desportivas,

Filipa Vicente

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-1 Joana 20-06-2011 17:45 #5

Estou a tomar CLA (Clarinol) há duas semanas (pouco tempo para ver efeitos). Depois de ler o seu artigo fiquei com a impressão que o L-carnitina poderá ser mais indicado para o que pretende. Apesar de treinar frequentemente (corrida 4 dias/semana, ginásio 2 vezes e natação 1 a 2), e de já ter conseguido reduzir significativame nte de peso sem recurso a suplementos, continuo com gordura, localizada sobretudo na barriga.

Posso tomar os dois em simultâneo? Se só tomar um qual devo escolher?
Obrigada

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-1 luis pucarinhas 02-06-2011 14:08 #4

Boas,

Eu treino em média 5/6 vezes por semana, com 4 dias de musculação e 2 de cardiovascular. Alimento-me bem mas queria queimar umas gorduras. Neste momento estou a suplementar-me com um batido de whey protein e Aminofuel. Deve tomar a L-Carnitina ou algum dos suplementos referidos no post ?

Com os melhores cumprimentos

Luís Pucarinhas

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scosta 02-06-2011 10:33 #3

Olá Maria,

A L-carnitina é dos suplementos queima-gorduras com menores ou nenhuns efeitos secundários, algumas pessoas queixam-se de um aumento brusco na transpiração mas não tem o comum efeito estimulante e hipertensor da cafeína e outros estimulantes. No entanto a eficácia depende de uma combinação equilibrada de alimentação e treino a condizer.

Deves tomar idealmente apenas nos dias de treino, depois podes aumentar para os outros também, idealmente mantém a toma o mesmo tempo que é necessário para ver resultados tanto no emagrecimento como na performance cardiovascular, ou seja, 8 a 12 semanas.

Saudações desportivas
Filipa Vicente

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Maria Caludete 31-05-2011 14:39 #2

Olá Filipa,
O suplemento L-Carnitina, tem contra indicação? E por exemplo vou ao ginásio 3 vezes por semana os dias que não for, tomo na mesma o L-Carnitina? Por quanto tempo no mínimo é indicado a pessoa tomar?

Obrigada.
Maria Claudete.

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MSousa 24-05-2011 20:19 #1

Filipa, será que um suplemento apenas a base de chá verde é eficaz? Refiro-me a suplementos que usualmente vemos nas farmácias cujo preço ronda os 10e por 50 cápsulas(para não referir marcas).Sou pouco tolerante a cafeína por tal estou um pouco reticente quanto a toma de um suplemento com cafeína e chá verde, no entanto queria perder uns quilinhos.
Obrigado pela atenção
Mário Sousa

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