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Sexta, 07 Setembro 2012 12:40

A importância da flexibilidade

 

Muitas vezes, os desportistas descuram o treino da flexibilidade, por falta de “paciência”. Com efeito, a flexibilidade é trabalhada através de exercícios que exigem muita calma, algo que é por vezes difícil de atingir após um treino com cargas intensas.

A flexibilidade é essencial na nossa vida, já que está diretamente relacionada com a realização das simples tarefas do dia-a-dia.

A flexibilidade caracteriza-se pela capacidade de movimentar as articulações em grandes amplitudes, o que exige necessariamente um melhor desempenho muscular quer na sua capacidade de contração, quer na sua capacidade de alongamento.

A flexibilidade proporciona o aumento da qualidade dos movimentos, melhora a postura corporal, previne cardiopatias e outras doenças, confere uma sensação de rejuvenescimento, reduz o risco de lesões, melhora as funções respiratórias e retarda o surgimento da fadiga, ajudando numa recuperação mais rápida.

Existem vários fatores que influenciam a flexibilidade. O sexo é um deles; geralmente as mulheres apresentam maior flexibilidade, uma vez que os seus tecidos são menos densos do que os dos homens. A idade é outro factor a ter em conta; quanto mais avançada for a idade, em princípio, menor será a amplitude dos teus movimentos – contudo, se desenvolveres esta capacidade, terás maiores possibilidades de retardar este efeito. A flexibilidade é também influenciada pela hora do dia; pela manhã, ao acordar, o corpo apresenta maior resistência aos movimentos de maior amplitude. Também a temperatura externa influencia a flexibilidade; o tempo quente facilitará o treino desta capacidade, ao passo que o tempo frio a dificultará. Depois, há também a considerar a individualidade biológica; de facto, todos nós temos organismos diferentes.

Ao fazer exercícios de alongamentos, não tenhas pressa e respeita sempre os teus limites. Deves começar por fazer um aquecimento prévio, que irá relaxar os músculos antes de os alongar. Se sentires dor: pára imediatamente! A dor é um mecanismo de alerta gerado pelo teu organismo. Respira normalmente e não bloqueies o ar durante as posições;

Na tua revista Sport Life encontrarás vários exercícios que te poderão ajudar a melhorar a tua flexibilidade, com alongamentos específicos para cada parte do corpo. Com novidades todos os meses!

Bons alongamentos!

Sport Life/TM

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Title: Desafio CrossFit WOD 4
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