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Quarta, 12 Março 2014 02:28

Previna a dor no OMBRO

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Eis uma dica para prevenir ou auxiliar na recuperação da dor no ombro!Shoulder-Pain

Quer como prevenção, ou reabilitação do ombro em não atletas e atletas de diferentes modalidades desportivas , existe um exercício específico de alongamento que geralmente prescrevo e com o qual tenho obtido ótimos resultados: o Sleeper Stretch. Com o paciente em decúbito lateral, ombro abduzido 70º e cotovelo fletido, realiza-se uma rotação interna do ombro, com ajuda da outra mão ou de uma outra pessoa. O paciente deverá sentir um ligeiro desconforto na parte de trás do ombro e devemos garantir que, durante o exercício, o ombro não sobe quase até tocar no queixo. A cabeça poderá repousar numa almofada para maior conforto. Dever-se-á ser realizar este exercício diariamente, entre 3 a 6 séries de 30 segundos, com igual tempo de descanso entre séries (30 segundos). (Dimond et al, 2011).

O Sleeper Stretch vai permitir um alongamento da cápsula posterior do ombro e melhoria da amplitude de rotação interna, que tantas vezes está comprometida em atletas lançadores e de modalidades desportivas de dominantes gestos técnicos com ombro acima dos 90º. (Laudner, Sipes, & Wilson, 2008)

Esta e outras dicas no curso de Ombro nos dias 14 e 15 Março,http://www.profissional.clinicadasconchas.pt/pt/formacao/1957/curso-ombro-a-ombro, em Almada

Rodrigo Ruivo

Referências Bibliográficas:

Dimond, D, Donatelli, R., Morimatsu, K. (2011). The Bare minimum: Donatelli shoulder method assessment and treatment, 2nd edition, Charleston, USA
Laudner, K. G., Sipes, R. C., & Wilson, J. T. (2008). The acute effects of sleeper stretches on shoulder range of motion. Journal of athletic training, 43(4), 359–63.

Quinta, 27 Fevereiro 2014 23:17

Promofit Games 2014

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Nos dias 26 e 27 de Abril de 2014, o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos receberá a fase final dos Promofit Games. Durante dois dias de competição, o evento juntará 40 atletas masculinos, 25 atletas femininos, 10 atletas master masculinos e 10 equipas. O vencedor de cada uma das categorias levará para casa um prémio monetário, que varia entre os 100 e os 500€.promofitgames

 

Podes participar neste evento como atleta, juiz, ou voluntário. Os registos para as qualificações, obrigatórias para todos os atletas, começam no dia 10 de fevereiro de 2014. As qualificações realizar-se-ão de 10 de março a 4 de abril.

 

O primeiro desafio será lançado segunda-feira, dia 10 de março, às 14:00 (GMT) no website dos Promofit Games. Os atletas terão até às 17:00 (GMT) da sexta-feira seguinte para realizarem e submeterem o desafio. Nas segundas-feiras seguintes (dias 17, 24 e 31), os Promofit Games lançarão mais três desafios, que deverão ser realizados e submetidos até à sexta-feira de cada semana. Todos os desafios devem ser submetidos para o website, através da partilha do link para o vídeo que comprove o teu score. A cada semana a leaderboard será actualizado.

 

INSCRIÇÕES ATÉ 5 MARÇO | www.promofitgames.com

Quinta, 06 Fevereiro 2014 00:26

Convenção Internacional Promofitness

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A Convenção Internacional Promofitness volta para a sua 23ª edição que desta forma volta a juntar milhares de entusiastas do desporto em Matosinhos nos dias 26 e 27 de abril.promofit

 

 

Serão imensas as atividades a decorrer ao longo do fim de semana da Convenção, com as últimas novidades do mundo do fitness, workshops e master classes. Para além destas haverá de novo os Promofit Games onde estão prometidas surpresas. Para além disso será também a oportunidade de visitar a Exposport – Feira do desporto que decorrerá em simultâneo e onde se poderão encontrar as melhores marcas desportivas com exposição e venda dos seus produtos a preços interessantes… a não perder!

 

www.promofitness.com

Sexta, 31 Janeiro 2014 23:44

Abdominais fortes

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abs fev

Os abdominais são o grupo muscular mais controverso de treino, mas hoje em dia temos muito mais informação e estudos sobre isso. Os músculos do tronco não têm a função de gerar grandes forças nem mover cargas elevadas como o quadricípete ou o peitoral, devemos ter muito claro que são músculos cuja missão biomecânica é a de conseguir uma grande estabilidade na região do tronco para que as alavancas de braços e pernas possam realizar movimentos coordenados, estáveis e com capacidade de gerar grandes forças. Se por exemplo observares um lançamento de uma bola medicinal ou um press vertical, apesar de a zona do tronco apenas se mover os músculos da parede abdominal contraem-se de forma enérgica mas com o objetivo de conseguir a estabilidade da coluna. Desta forma gera-se um bloqueio estável sobre o qual se transmitem as linhas de forças melhorando a eficiência do movimento, mas ao mesmo tempo protegendo toda a estrutura articular da coluna.

 

 

Isto faz-nos ver que o condicionamento dos músculos do tronco é diferente do resto dos grandes grupos musculares desenhados para a dinâmica. Os abdominais são músculos estabilizadores e seguindo o princípio da especificidade devemos aplicar-lhes padrões de movimentos próximos da sua função, tanto em forma como intensidade. Isto já nos leva a ver que os exercícios clássicos, como os crunches deitados no solo com flexões do tronco intermináveis não representam a melhor forma de conseguir uma cintura em forma e eficiente. Este será o nosso critério de treino: otimizar a sua função mecânica.

 

 

Além desta importante função estabilizadora, os músculos do abdómen intervêm na proteção da coluna e o adequado controlo postural, questão muito importante já que o seu funcionamento adequado irá garantir a saúde das costas não só nas nossas atividades físicas mas em todo o nosso quotidiano. Uma orientação adequada no treino será essencial para o êxito deste objetivo, no entanto um trabalho mal conduzido terá consequências nada desejáveis, questão que durante décadas foi levada a cabo de forma sistemática devido à sobrevalorização e sobretudo falta de compreensão da mecânica destes músculos e a sua relação com as estruturas articulares que devem proteger.

 

 

 


Lê o artigo completo na edição
nº 143 de janeiro da Sport Life

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Title: Desafio CrossFit WOD 4
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