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Quarta, 06 Agosto 2014 10:32

Férias de Bootcamp!

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bootcampAs férias podem ser o momento ideal para dar início a uma revolução no nosso estilo de vida, introduzindo-se hábitos saudáveis desportivos e alimentares para perdurarem ao longo do ano. Partindo desta premissa, o hotel Epic Sana Algarve apresenta aos seus clientes o programa de férias Epic Luxury Fitness Bootcamp.

Este Fitness Bootcamp reúne todos os ingredientes para levar o nosso corpo a novas sensações e limites: treinos bi-diários seguindo métodos de treino intervalado de alta intensidade com o acompanhamento do experiente treinador pessoal Marco Baioa; acompanhamento nutricional que se traduz diariamente numa ementa equilibrada e saudável; e a beleza e requinte deste resort de 5 estrelas situado sobre a praia da Falésia, em Albufeira.

Vê a reportagem completa desta experiência revigorante na edição de agosto, já nas bancas!

Mais informações sobre o Epic Luxury Fitness Bootcamp AQUI

Terça, 05 Agosto 2014 00:24

Um treino para todos

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MÉTODO PILATES – Um treino para todos

 

Pilates3

 

Qualquer pessoa pode treinar com o Método Pilates, independente da sua idade e condição física, desde que o seu médico o permita.

 

 

O treino deste método evita problemas causados pelo sedentarismo, torna os músculos mais fortes e flexíveis.

 

 

Melhora a capacidade de concentração, respiração e controle muscular. Reeeduca o pavilhão pélvico, prevenindo incontinência urinária, melhorando a vida sexual.

 

Excelente complemento para quem pratica desportos unilaterais: ténis, golf, paddel.

pilates

É óptimo para quem pratica desportos que envolvem equilíbrio: sky, surf, snowboard, windsurf. 

 

É ideal para quem é praticante de artes marciais, melhorando flexibilidade e controle, diminuindo o risco de lesões.

 

Estás à espera de quê?pilates body

Segunda, 21 Julho 2014 22:04

Sabes usar a elíptica?

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Indicações importantes para o uso de elípticas:eliptica-2

- Sobe pelo do lado do apoio pedal mais em baixo (é o apoio que está estável); apoia de imediato as mãos (sempre nas pegas fixas – só depois deverás passar para as pegas móveis); para saires é o oposto.

- Evita movimentos assimétricos, com colocação dos pés paralela. Tenta apoiar a ponta do pé na frente.

- Mãos colocadas de forma a evitar excessiva rotação da cintura pélvica.

- Posição Neutra da Coluna (PNC)

- Evita movimentos acentuados da bacia no plano horizontal, ou seja, não exagerares nos movimentos laterais.

- Necessariamente o calcanhar pode não se pode manter apoiado na totalidade do movimento, pois isso exigiria um amplo movimento oscilatório da bacia e também compromisso da zona lombar.eliptica-3

Sexta, 27 Junho 2014 07:56

Barriga lisa: truques e conselhos

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Além de trabalharmos os abdominais pela ordem correta e com os exercícios adequados, devemos ter consciência da ação muscular do soalho pélvico. A sua ação é muito mais subtil mas não menos importante. Convém sempre ter em conta as repercussões sobre o períneo ao realizar esforços e exercícios. Para isso deves seguir estes conselhos simples:

 

 

 

 

barriga lisa

- Sempre que realizares exercícios abdominais, procura manter o soalho pélvico contraído.

 

 

 

 

 

- Quando fizeres exercícios de força, um supino plano, push ups ou qualquer outro, mantém o umbigo para dentro e uma respiração adequada (expira na fase concêntrica ou de flexão e inspira na excêntrica ou de extensão). Desse modo evitas a distensão dos músculos da zona abdominal e, portanto, ajudas a que o comprimento das fibras musculares nessa região não cresça no sentido contrário ao que desejamos.

 

 

 

 

 

- Os abdominais hipopressivos podem ajudar-te. Os músculos da faixa abdominal e do soalho pélvico, devido à pressão exercida nessa zona na vida quotidiana e desportiva, perdem pouco a pouco a tensão muscular, dando lugar à barriga. Com os exercícios hipopressivos aumenta-se o tónus muscular em repouso, ou seja, a contração muscular sustida e autónima, o que permite diminuir o perímetro da cintura. A técnica para os realizar não é simples, pelo que é necessário recorrer a um especialista.

 

 

 

 

 

- Abdominais isométricos: Este tipo de abdominais é muito recomendável, especialmente se tens problemas de costas, porque consegue implicar de uma forma eficaz os abdominais transversos e oblíquos e além disso fortalece toda a cintura abdominal, incluindo a região lombar. Os isométricos permitem trabalhar toda a musculatura abdominal seguindo a ordem adequada: transverso, inferiores-laterais, inferiores-centrais, oblíquos e superiores, e são muito indicados para acelerar o processo de redução do perímetro da cintura.

 

 

 

 

 

- O exercício aeróbio regular é imprescindível para que todo o trabalho realizado produza resultados de forma rápida. O famoso American College of Sports Medicine recomenda pelo menos 150 minutos por semana de exercício moderado.

 

 

 

 

 

- Contrair o abdómen funciona. Deves fazê-lo sempre que possas, de uma forma natural e sem te dificultar a respiração. Conseguirás ativar a musculatura involuntária para facilitar a redução da cintura. Não é preciso estares sempre a fazê-lo, mas lembra-te de o fazer quando conduzes, quando corres, etc. Estás a ativar o transverso e se o fizeres com frequência torna-se quase um reflexo automático que fazes sem pensar nele.

 

 

 

 

 

- Lembra-te que uma alimentação equilibrada é recomendável se queres reduzir a cintura e fazer surgir os abdominais.

 

 

 

 

 

 

Vê o artigo completo na edição 148

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Title: Desafio CrossFit WOD 4
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