SportLife

Sexta, 13 Fevereiro 2015 01:33

CrossFit, o desporto do Fitness

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- É divertido, nunca repetes o mesmo treino dois dias seguidos.crossfit site xs


- Utiliza movimentos que vêm da ginástica, como exercícios em argolas, paralelas, barras, ou do halterofilismo (agachamentos, peso morto) com movimentos com alto movimento metabólico (remo, corrida, salto à corda, bicicleta, etc.)


- Realiza movimentos funcionais, trabalha-se o corpo como um todo, não se isola o trabalho muscular como nas máquinas.


- Tempo de execução, cargas, número de repetições ou rondas, tudo é medido e comparam-se os progressos à medida que se vai evoluindo.


- Comunidade. Cada um faz os Workout of the day indicados e cada um compete consigo e com os outros (se assim o desejar) para superar os limites físicos e mentais.


- Adaptação. O CrossFit pode ser praticado por qualquer pessoa, os exercícios são os mesmos mas tendo em conta as limitações e o nível de preparação física de cada pessoa.

 

No fundo, trata-se de um treino global e eficaz, que pode dar bons resultados tanto para ganhar força como para perder peso, independentemente da faixa etária ou nível de condição física do praticante. Naturalmente o risco de lesão pode ser elevado se os treinos não seguirem uma execução correta, como em qualquer outro método, pelo que o acompanhamento por um instrutor certificado é um fator decisivo. Um dos critérios fundamentais do CrossFit é garantir a execução técnica correta dos movimentos antes de começar a trabalhar com intensidade e cargas elevadas. Por isso o primeiro passo é insistir na correta execução técnica dos movimentos básicos.crossfit

Quarta, 04 Fevereiro 2015 12:34

Sabes treinar com um ViPR?

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Anterior step with uppercutO ViPR é um dos mais recentes instrumentos de treino funcional, e consiste num tubo com várias pegas, feito de borracha densa, que permite a realização de um vastíssimo conjunto de exercícios analíticos ou integrados.

 

Exercício: Anterior step with uppercut (ViPR)

 

Grupos Musculares: Quadricípites, glúteos, isquio-perónio-tibiais, grande peitoral e deltóide

 

Descrição: Iniciamos movimento com mãos nas pegas do Vipr. Quando avançamos perna direita para realizar o exercício de afundos, o ombro esquerdo realiza um movimento de flexão, e quando o joelho direito está na sua posição mais baixa o Vipr encontra-se paralelo ao solo, com braço esquerdo à frente do direito. Devemos sempre manter um correto alinhamento músculo-esquelético, com posição neutra da coluna.

Nível de dificuldade: Intermédio

 

Rodrigo RuivoVIPR

 

Sábado, 27 Dezembro 2014 23:44

Flete ou estende o joelho!

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Alongar adutoresadutores1


O grupo dos músculos adutores (curto, médio e longo), o pectíneo e reto interno são os responsáveis pela ação de adução da coxa. Todos têm origem na região da púbis e inserem-se ao longo do fémur, com exceção do reto interno cuja inserção salta o fémur para chegar até à tuberosidade medial da tíbia.


Se afastarmos a perna com o joelho fletido, localizamos o alongamento nos músculos adutores que apresentam a sua inserção no fémur (os mais curtos e próximos da anca), mas se mantivermos o joelho em extensão conseguiremos alongar os músculos mais longos que se inserem na tíbia, sobretudo o reto interno juntamente com o semitendinoso (que se insere junto ao reto interno na pata de ganso) e semimembranoso.

 

1 > Posição para alongar os adutores curtos que se inserem no fémur.
2 > Com o joelho estendido para alongar os músculos adutores mais longos.adutores2

Terça, 23 Dezembro 2014 10:26

Tens Equilíbrio?

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TENS EQUILÍBRIO?bola

 

A bola responde 


Geralmente temos um bom equilíbrio no trem inferior mas o trem superior deixa muito a desejar. Para avaliares se a tua coluna tem uma boa capacidade de ajuste para manter o equilíbrio, experimenta este exercício simples com a bola.


Se tens bom equilíbrio, proprioceção e estabilidade deves ser capaz de estar sentado sobre a bola sem apoiar os pés no solo durante pelo menos 20 segundos, consegues?

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