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Quinta, 09 Março 2017 14:19
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Corrige o agachamento

dica rodrigoQue o agachamento é um ótimo exercício de reforço muscular ninguém tem dúvidas. Simultaneamente é também utilizado como ferramenta de avaliação.


Quando um sujeito ao agachar-se os joelhos vão para dentro, vulgo joelho valgum, percebemos que, provavelmente, os músculos adutores, entre outros, se encontram curtos e sobre-solicitados e, em contrapartida, o glúteo máximo e médio encontram-se inibidos (Clark & Lucett, 2011).


Neste âmbito, não se percebe porque ainda se vê a proposta de exercício corretivo para joelho valgum, que consiste em agachar com uma bola entre as pernas para manter alinhamento dos joelhos. Nesta variante os músculos que vão ser ainda mais ativados são os músculos que menos necessitam, os adutores! Será o mesmo do que ter o bicípite braquial muito forte em comparação ao tricípite e para equilibrar os 2 sugerir exercício de flexão do cotovelo!


Sugiro, por exemplo, que ao realizar-se agachamento se utilize(m) uma(s) banda(s) externamente à coxa e se peça a manutenção do alinhamento dos joelhos durante toda a execução. Desta forma terá maior ativação muscular do grande e médio glúteo.

Última modificação em Quinta, 09 Março 2017 15:06
Rodrigo Ruivo

Rodrigo Ruivo

Exercício e Saúde

Director Técnico da Clínica das Conchas, diplomado pelo American College of Sports Medicine, docente no curso de Educação Física e Desporto do ISCE.

Coloca a tua dúvida ou questão: rodrigoruivo@clinicadasconchas.pt

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