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Sábado, 03 Dezembro 2016 17:37
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Variantes de exercícios (pouco) funcionais

leg press lado maquinaAo longo do tempo, na procura do melhor estímulo de treino, muitos exercícios têm sofrido alterações. No entanto, muitas destas variações têm-se revelado pouco eficazes e lesivas. Por exemplo, presencia-se, por vezes, a realização do exercício de prensa de pernas de lado para máquina.


Esta variante do exercício de leg press tem sido praticada com a finalidade de aumentar a intensidade do exercício, mas o resultado final é precisamente o contrário.


O apoio na máquina realizado pelo ombros ou cotovelos, e não pelas costas, não permite uma boa base de estabilidade e segurança. Para além deste facto, esta variante não acarreta um acréscimo de produção de força ou uma variação de estímulo uma vez que, no joelho e coxo-femoral, relativamente à posição original de realização do exercício (com costas totalmente apoiadas no banco), a origem e inserção muscular dos vários músculos intervenientes se mantêm inalteradas.


Acresce o risco de nesta variante “de lado” existir uma tendência grande para o valgismo dos joelhos, com nefastas repercussões para esta articulação.


Em suma, menor estabilidade e menor capacidade de produção de força, ação muscular idêntica à execução original com costas apoiadas e maior tendência para o valgismo.


Portanto, treine, fortaleça o seu trem inferior, mas selecione de forma cuidadosa os seus exercícios.


Rodrigo Ruivo

Rodrigo Ruivo

Rodrigo Ruivo

Exercício e Saúde

Director Técnico da Clínica das Conchas, diplomado pelo American College of Sports Medicine, docente no curso de Educação Física e Desporto do ISCE.

Coloca a tua dúvida ou questão: rodrigoruivo@clinicadasconchas.pt

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