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Quarta, 22 Março 2017 15:14

COMPRESSPORT Ultra Trail do Marão

Publicado em Desporto

MarãoA COMPRESSPORT Ultra Trail do Marão vai percorrer a Serra do Marão, na cidade de Amarante, norte de Portugal, entre os dias 24 e 26 de Março de 2017, com quatro desafios, para corredores de todos os níveis.

 

4 desafios de trail running

- Ultra Trail Marão Endurance, 104km de distância e 6000 de ganho positivo

- Ultra Trail Marão, 49km e 2600D+

- Trail Marão, 23km e 750 D+

- Passeio histórico guiado para quem preferir conheces a região e cultura de Amarante

 

Aqui ficam algumas DICAS para desfrutares ao máximo desta prova!

 

A COMPRESSPORT desenvolveu uma gama especial de produtos, totalmente dedicados ao evento, para promover o conforto, melhorar o desempenho e ajudar na recuperação dos atletas. A marca vai marcar presença ao longo de todo o evento com um programa de atividades e surpresas para apoiar os atletas e acompanhantes. Entre as atividades, estão destacadas uma leve corrida matinal, apresentação de atletas, uma festa de boas vindas, com degustação de produtos locais, e algumas supresas!

 

Os produtos já estão disponíveis para encomendas no site dedicado COMPRESSPORT para a UTM.

 

Para obter mais informações sobre a corrida e receber todas as atualizações, segue a página do Facebook.

Sexta, 17 Março 2017 18:36

O primeiro IronPriest do planeta

Publicado em Desporto

image3 corridaironpriestSabias que o primeiro padre do mundo a terminar um Ironman é português? Desportista e afável, compara a tríade do triatlo à santíssima trindade. Por isso tudo, vais gostar de conhecer a história de Ismael Teixeira, o padre que está a revolucionar o modo da Igreja chegar às pessoas.

Quando começaste a praticar desporto?
Desde muito cedo, ou desde tenra idade. Aos cinco anos já jogava à bola com os rapazes da minha aldeia de Canaveses- Valpaços, e já fazia alguns quilómetros de "Trail", pois todos os dias ajudava os meus pais na tarefa de levar os bois, as ovelhas e a égua ao pasto. Os lugares de pasto, ou os lameiros, ficavam a cerca de 3 km da aldeia. O que significa que com cinco anos eu já fazia todos os dias duas séries de três quilómetros no meio dos montes de Trás-os-Montes (risos).

Em termos desportivos, algo em mente para os tempos mais próximos?

Nos próximos tempos de 2017, vou participar em alguns duatlos de BTT em fevereiro, algumas provas de trail em março (Compressport Ultra Trail do Marão), dois HalfIronman (maio em Lisboa e setembro em Cascais), e para terminar, o objetivo maior: um IronMan em Julho.

Vê a entrevista na revista completa Sport Life!

Segunda, 06 Março 2017 13:06

Descobre o SUP Yoga

Publicado em Desporto

sup yoga lowDurante a prática de SUP Yoga, o estado de concentração é tão grande que obriga qualquer um a estar verdadeiramente presente no momento, a conectar-se com o seu corpo e a responder passo a passo aos desafios que cada postura requer.

Os benefícios do SUP Yoga, em cujas aulas são orientadas de acordo com o método Hatha, são variados e vão para além do que se passa durante o período da aula. Além do fator físico, que é importante desenvolver, existem uma série de lições que se podemos retirar para a vida, que uma vez aplicadas no dia-a-dia, podem ajudar-nos a alcançar as nossas metas.

 

O SUP Yoga permite: - o ganho de força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio; - o ganho de consciência corporal e concentração; - o encontro com um enorme sentimento de tranquilidade e harmonia, graças ao ambiente natural; - desfrutar do sentido da espiritualidade e fluidez que a água emana; - vencer medos e apreensões.

 

O elemento água está diretamente relacionado com o mundo espiritual, emocional, com sentimentos, instintos, palpites, o inconsciente e pensamento. Portanto, além de mudar completamente os cenários familiares podes procurar este tipo de Yoga em lugares que oferecem belas vistas e uma atmosfera pacífica!

 

Para mais informações sobre Sup Yoga contacta a Rita Pires através de: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Sexta, 24 Fevereiro 2017 15:36

Benefícios do treino da respiração

Publicado em Desporto

Descobre todos os benefícios que o trabalho respiratório traz para o teu desporto e vida diária.

 

O nosso treino respiratório é imprescindível e se ainda tens dúvidas aqui enumeramos as principais razões fundamentadas por especialistas. Os benefícios deste treino e exercícios não são apenas físicos, também são psicológicos, tanto durante a prática desportiva como na vida diária das pessoas que o realizam:

 

- Consegue baixar a pensão arterial e as pulsações em repouso, durante a sua realização.

- Diminui o stress e a ansiedade, conseguindo relaxamento da musculatura e tensão do diafragma.

- Consegue manter um equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático, sistema nervoso involuntário que ativa ou relaxa o corpo.

- Reduz a flatulência e melhora a mobilidade do diafragma, assim como a sua eficiência na respiração no exercício.

- Consegue melhorar a força resistência dos músculos respiratórios em fadiga, prevenindo a fadiga respiratória e melhorando a eficiência respiratória nos momentos de maior cansaço.

yoga- Melhora a capacidade de concentração.

 

Como respiramos durante o exercício Como podes imaginar, a respiração é fundamental no desporto mas não se respira da mesma forma em todos os exercícios. O tipo de respiração, frequência e mecanismo da mesma não será igual dependendo da disciplina ou tipo de exercício que estejamos a realizar. Vamos ver diferentes tipos de exercícios, descrevendo a técnica mais apropriada:

 

- Alongamentos: inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca, para relaxar a musculatura. De facto, se nos centrarmos na respiração conseguiremos um maior grau de relaxamento durante os alongamentos. Quando a postura estiver fixa, voltar a forçar o alongamento um pouco mais, o que irá ajudar a aumentar o relaxamento do músculo.

 

- Yoga/ Pilates: o tipo de respiração que iremos realizar é a mesma que para os alongamentos, com o fim de conseguir um maior grau de concentração neste tipo de exercícios e de relaxar a musculatura que não está a intervir nos referidos exercícios.

 

- Exercícios de tonificação e força: é importante ter consciência de que devemos respirar para que o oxigénio continue a chegar aos músculos e para evitar um aumento da tensão arterial e a pressão intra-abdominal, que pode ser perigoso. Por isso, é importante controlar a respiração e integrá-la no movimento. Neste caso, deve-se inspirar na fase de relaxamento e libertar o ar no momento da contração do músculo ou no momento de maior tensão. Este mecanismo de respiração deve ser mantido nos exercícios de máquinas, pesos ou peso corporal.

 

- Exercício de resistência: neste tipo de atividades o principal é mobilizar a maior quantidade de ar no menor tempo possível, para o que a inspiração se realiza tanto pelo nariz como pela boca e a expiração ocorre de igual forma. A respiração mais complexa é a da natação, em que se deve coordenar com as braçadas e a técnica do estilo. Neste caso irá depender a capacidade pulmonar de cada pessoa e das necessidades de ar, assim como da estratégia da competição, se for o caso.

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