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Terça, 10 Julho 2012 08:53
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Treino de força na areia

Com a chegada do verão um dos treinos que podemos adaptar e que se torna muito prazeroso são os treinos de força na areia da praia, pois atua diretamente na melhoria do condicionamento e fortalecimento muscular.

Muitos médicos da área do desporto indicam a corrida na areia fofa como método de recuperação, devido ao excelente retorno a nível de fortalecimento muscular dos membros inferiores e os joelhos.

Para esse tipo de treino na areia temos que ter atenção a alguns pontos, principalmente relacionados ao ritmo do treino, inclinação do terreno, em que parte da praia vamos correr, hidratação, horário de treino, alongamentos, proteção contra o sol e calor.

 

Ritmo do treino: é importante lembrar que estamos a correr na areia, por isso a dificuldade vai ser maior, não esperes fazer o mesmo tempo na praia em relação a uma corrida no alcatrão, o objetivo é melhorar a condição física.

 

Inclinação: O esforço por sobrecarregar as articulações devido à inclinação da praia pode ser muito prejudicial, é importante prestar atenção a isso e escolher o local a treinar.

 

Hidratação: Muito importante salientar que com as altas temperaturas do verão, e com o esforço redobrado temos que levar sempre hidratação, ou treinar próximos de um local onde seja de fácil acesso.

 

Horário: Os melhores horários são na parte da manhã, o mais cedo possível e no final do dia, pois assim evitamos as temperaturas elevadas e conseguimos ter um treino realmente produtivo, além de que nesses horários sempre temos menos pessoas na praia.

 

Alongamentos: Os alongamentos são de suma importância para esses treinos, pois o esforço é muito maior que num treino normal, e por isso temos que estar com a musculatura preparada para isso.

 

Protetor solar, óculos e boné são muito importantes, pois os reflexos dos raios do sol na areia fazem com que tenhamos uma maior exposição, e com esses acessórios podemos reduzir muito esses efeitos.

 

 

Outro ponto muito importante e que temos que ter atenção são as sapatilhas, pois se corrermos na parte mais dura da praia perto da água é primordial que as utilizemos, pois o impacto nas articulações pode causar lesões devido a sobrecarga.

 

Na areia fofa, com o amortecimento que proporciona, podemos correr sem calçado, porém muita atenção às entorses, e outro detalhe importante é ter atenção ao local onde se corre, pois às vezes os detritos deixados na praia podem causar grandes danos.

 

A grande vantagem do treino na areia é conseguir trabalhar toda a musculatura envolvida na corrida, como  posteriores da coxa, gémeos, tibial anterior e uma musculatura que tem muita importância e geralmente não temos atenção a isso que é a musculatura estabilizadora (abdominal e dorsal).

 

Bem, agora é só escolheres a tua praia preferida e começar a aproveitar esses benefícios.

 

Força nos treinos!

António Nascimento

António Nascimento

Corrida / Ciclismo

Licenciado em Educação Física, director do grupo de corrida personal runner

Coloca a tua dúvida ou questão: antonionascimento@hand2hand.pt

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