SportLife

Quinta, 27 Abril 2017 09:12

Tens uma meta clara quando corres?

Depois dos três primeiros conselhos, aqui ficam mais quatro para as pessoas interessadas em correr (e não só). Um deles é termos um objetivo claro, pois só assim conseguiremos ter uma meta a alcançar.nova epoca

 

 

“Segue um objetivo claro”
O melhor modo de te motivares é teres um objetivo bem definido. Pode ser o de fazer uma determinada maratona, o de melhorar os seus valores dos 5 km ou o de tentar perder 6 kg antes da próxima época balnear. Ter um objetivo em mente fará com que cumpras os treinos com mais facilidade.

 

“É melhor ser constante do que corajoso” 
Se reúnes ambas as qualidades, melhor, mas o mais importante, quando começas a correr, é que sejas regular. Não faz sentido passares a semana inteira sem mexer, chegar ao domingo e correres 15 km. Procura obter dois ou três momentos de treino ao longo da semana e respeite-os. Por outro lado, é importante que não fiques obcecado. Se um dia não podes cumprir o treino, procura esforçar-te um bocadinho mais da próxima vez e fique por aí!

 

“Para melhorar a tua forma, aposta nos pesos”
Se pretendes levar a corrida mais a sério ou se desejas um desenvolvimento harmonioso do teu corpo, é recomendável introduzires no treino sessões de musculação com halteres. Na corrida é trabalhado sobretudo os músculos da parte posterior das pernas (isquiotibiais, gémeos e glúteos), por isso é conveniente que potencies os quadríceps (músculos da parte anterior das coxas) para teres um desenvolvimento muscular equilibrado e evitar lesões.
Ter um quadríceps potente ajuda a função dos ligamentos do joelho e liberta-o de tensões. Não te esqueças da musculatura da zona posterior se queres ganhar mais potência. Também deves fazer abdominais e exercícios de braços.

 

“Melhor acompanhado...”
Se correres com uma pessoa ou com um grupo, terás mais dificuldade em “escapar-te” e cumprirás a rotina com mais facilidade. É importante eleger pessoas com um nível semelhante ao teu, apesar de também ser fácil sincronizar ritmos muito diferentes.

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