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Sexta, 17 Março 2017 18:57

Como é a tua passada na corrida?

compression socksDizemos-te, passo a passo, como ter a passada perfeita. Para correr mais e melhor!

As pernas dividem a sua ação em três fases:

 

Impulso: a perna de impulso tem que chegar quase à extensão completa para aproveitar bem a energia. Enquanto isso, a outra perna deverá subir pela ação dos flexores da anca e estender com os extensores dos joelhos procurando o chão para fazer o apoio. Receção: a seguir, enquanto a perna recetora se prepara para apoiar-se no chão e amortecer a queda, a outra perna terá que recuar rapidamente, colocando o calcanhar debaixo do glúteo. Nesta fase a perna tenta que a perna que se encontra recuada não fique demasiado atrás.

Mudança de perna. A fase de transição entre as duas anteriores. Logo que a perna de apoio chegar ao chão e tiver amortecido a queda, deve evitar afundar-se no chão e deve  pisar de modo reativo para impulsionar de novo o quanto antes e voltar à fase aérea. A outra perna, nesse mesmo lapso de tempo, deverá ter-se mexido rapidamente para colocar-se novamente em modo de ‘ataque ao solo’.

 

PÉS

Os pés aterram no solo com a zona média (terço anterior do pé). Se aterras de calcanhar podes ter a longo prazo problemas articulares: e apoiar com o metatarso causa problemas a nível muscular, principalmente nos gémeos. A linha imaginária traçada pelos nossos pés deve seguir uma espécie de elipse: no impulso o pé deverá impulsionar-se com os dedos fazendo uma extensão completa do tornozelo.

 

Na receção o pé deve ser reativo. Pisar com força e tensão em todos os músculos e tendões do pé e do tornozelo. E conseguir, quando o pé estiver em contacto com o solo que responda com força e impulsione rapidamente (reduzir o tempo de contacto com o solo).

 

Na mudança de perna: enquanto o pé estiver no ar, devemos recolhê-lo, ou seja, colocar a ponta do pé para a frente e não o deixar relaxado que, se fosse esse o caso, ficaria orientado para baixo. Recolher o pé irá ajudar-nos numa melhor receção e impulso.

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