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Corrida

Luis Nascimento

Fisioterapia desportiva

Licenciado em Educação Física, director do grupo de corrida personal runner

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Tiago Marto

Treino Personalizado

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Terça, 16 Outubro 2012 19:41

Nunca é tarde para começar

Publicado em Corrida Escrito por António Nascimento

Cada vez mais nos perguntamos qual é a idade ideal para poder iniciar no mundo das actividades físicas ou qual a idade para parar.

E depois de muitos anos a viver neste mundo e ver grandes exemplos de Seres Humanos incríveis, posso dizer que não existe idade para começar ou muito menos para parar, o que falar de Dona Analice Silva ou do Sr. José Canelo.

Dois exemplos para todos, a Sra. Analice Silva de 68 anos que começou o desporto mais tarde na sua vida e hoje corre distâncias como a Maratona e 100km e tem uma energia e boa disposição de dar inveja a qualquer pessoa.

Sr. José Canelo, Campeão do Mundo dos 10km com 88 anos e sem palavras para descrever a serenidade, energia e vontade de viver desse Sr.

E temos imensos outros exemplos, por isso, o que posso dizer a todos é que nunca é tarde para começar e não existe um limite para pararmos, faça suas caminhadas, corridas, passeios de bike, seja o que for, o importante é estar em movimento, é poder aproveitar cada minuto em contacto com a natureza.

Saia de casa, converse com seus amigos, faça novos amigos, existem várias opções, não espere pelo amanhã, não deixe a vida passar à sua frente sem aproveitar cada minuto.

E para todas essas pessoas que são um grande exemplo de vida, meu muito obrigado pela aprendizagem.

Um grande abraço.

 

Sou seu Fã.

Terça, 10 Julho 2012 08:53

Treino de força na areia

Publicado em Corrida Escrito por António Nascimento

Com a chegada do verão um dos treinos que podemos adaptar e que se torna muito prazeroso são os treinos de força na areia da praia, pois atua diretamente na melhoria do condicionamento e fortalecimento muscular.

Muitos médicos da área do desporto indicam a corrida na areia fofa como método de recuperação, devido ao excelente retorno a nível de fortalecimento muscular dos membros inferiores e os joelhos.

Para esse tipo de treino na areia temos que ter atenção a alguns pontos, principalmente relacionados ao ritmo do treino, inclinação do terreno, em que parte da praia vamos correr, hidratação, horário de treino, alongamentos, proteção contra o sol e calor.

 

Ritmo do treino: é importante lembrar que estamos a correr na areia, por isso a dificuldade vai ser maior, não esperes fazer o mesmo tempo na praia em relação a uma corrida no alcatrão, o objetivo é melhorar a condição física.

 

Inclinação: O esforço por sobrecarregar as articulações devido à inclinação da praia pode ser muito prejudicial, é importante prestar atenção a isso e escolher o local a treinar.

 

Hidratação: Muito importante salientar que com as altas temperaturas do verão, e com o esforço redobrado temos que levar sempre hidratação, ou treinar próximos de um local onde seja de fácil acesso.

 

Horário: Os melhores horários são na parte da manhã, o mais cedo possível e no final do dia, pois assim evitamos as temperaturas elevadas e conseguimos ter um treino realmente produtivo, além de que nesses horários sempre temos menos pessoas na praia.

 

Alongamentos: Os alongamentos são de suma importância para esses treinos, pois o esforço é muito maior que num treino normal, e por isso temos que estar com a musculatura preparada para isso.

 

Protetor solar, óculos e boné são muito importantes, pois os reflexos dos raios do sol na areia fazem com que tenhamos uma maior exposição, e com esses acessórios podemos reduzir muito esses efeitos.

 

 

Outro ponto muito importante e que temos que ter atenção são as sapatilhas, pois se corrermos na parte mais dura da praia perto da água é primordial que as utilizemos, pois o impacto nas articulações pode causar lesões devido a sobrecarga.

 

Na areia fofa, com o amortecimento que proporciona, podemos correr sem calçado, porém muita atenção às entorses, e outro detalhe importante é ter atenção ao local onde se corre, pois às vezes os detritos deixados na praia podem causar grandes danos.

 

A grande vantagem do treino na areia é conseguir trabalhar toda a musculatura envolvida na corrida, como  posteriores da coxa, gémeos, tibial anterior e uma musculatura que tem muita importância e geralmente não temos atenção a isso que é a musculatura estabilizadora (abdominal e dorsal).

 

Bem, agora é só escolheres a tua praia preferida e começar a aproveitar esses benefícios.

 

Força nos treinos!

Domingo, 18 Março 2012 20:35

António Nascimento Ultraman Wales 2012

Publicado em Corrida Escrito por António Nascimento

Os meus treinos para o Ultraman começaram em Novembro e desde tenho cumprido na íntegra o plano passado pelos meus treinadores Robson Oliveira da Treine Bem e a Meire Cezário de Oliveira.

A fase preparatória serviu sobretudo para identificar as principais necessidades e dificuldades no cumprimento dos treinos, na componente técnica e na recuperação entre sessões. Uma vez sintonizado na rotina, fiquei totalmente concentrado nos elevados volumes que me esperam.

Inicialmente procurei também dar um especial foco na componente de reforço muscular para que o meu corpo se adapte melhor. O treino foi especialmente dirigido para os grandes grupos musculares – peito, costas e pernas, complementado com exercícios de core e pliometria.

Na alimentação, a prioridade do plano prendeu-se nos abastecimentos durante o treino e na recuperação entre sessões. A minha suplementação alimentar é muito básica mas cuidada, tomo aminoácidos de cadeia ramificada, isotónico, multivitamínico e géis de hidratos de carbono. O resto vem de uma alimentação regrada, como cada 2horas, muitos hidratos de carbono, proteína suficiente e nada de junk food, salgados, etc.

Desde o início, um dos meus grandes objetivos com este desafio é o de inspirar e motivar todos os meus alunos de que tudo é possível se treinarmos e nos esforçarmos. Uma corrida de 5km é tão importante como uma maratona para quem nunca praticou desporto na vida. O importante é não desistir e conquistar uma vida mais saudável. O teu corpo agradece.

Não percas a rubrica mensal na Sport Life sobre os treinos para o Ultraman.

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